Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Novos avanços na compreensão da leucemia linfocítica crônica (LLC), uma das formas mais comuns de câncer no sangue, foram feitos por uma equipe de pesquisa internacional coordenada por pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália.
A descoberta diz respeito a alguns RNAs circulares, moléculas de RNA ainda pouco conhecidas, que têm se mostrado indicadores-chave para identificar as formas mais agressivas da doença, com alterações cromossômicas que aumentam a produção da proteína BCL3.
Graças a metodologias avançadas de sequenciamento e algoritmos sofisticados, o transcriptoma circular – ou seja, o conjunto de RNAs que, em vez de aparecer no formato usual de ‘fio’, aparecem no formato de um círculo – foi analisado pela primeira vez em pacientes afetados por uma forma rara e agressiva de LLC, que atinge aproximadamente 1% dos pacientes diagnosticados.
Os pesquisadores identificaram RNAs circulares altamente abundantes em células malignas, em particular as moléculas circCORO1C e circCLEC2D, presentes em grandes quantidades nos casos mais graves da doença.
A Dra. Stefania Bortoluzzi, pesquisadora do Departamento de Ciências Cirúrgicas, Oncológicas e Gastroenterológicas da Universidade de Pádua, que coordenou o estudo juntamente com o Dr. Andrea Visentin, explicou: “Essas moléculas podem se tornar verdadeiros marcadores da agressividade tumoral. Sua descoberta nos permite prever a evolução da doença com mais precisão e, no futuro, podem se tornar novos alvos para o desenvolvimento de medicamentos de RNA.”
O estudo envolveu 28 centros de pesquisa e hospitais em 12 países, mas a coordenação científica ficou a cargo da Universidade de Pádua, com papel central desempenhado pelos laboratórios de Medicina Computacional, Hematologia e Biologia Molecular.
“Estudar uma forma tão rara e agressiva de leucemia exigiu colaboração internacional”, comentou o Dr. Andrea Visentin, que coletou amostras de vários países, incluindo Suécia, Grécia, Estados Unidos e China.
O novo conhecimento pode melhorar o diagnóstico da leucemia linfocítica crônica e, ao descobrir novos alvos para terapias de RNA, pode tornar o tratamento da doença mais eficaz no futuro.
O estudo foi publicado na revista científica Journal of Hematology & Oncology.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Journal of Hematology & Oncology (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Pádua (em italiano).