Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Um novo estudo demonstrou a eficácia e a segurança de uma nova molécula antiviral contra uma ampla gama de infecções.
O estudo foi liderado pela Dra. María Eugenia Pachón-Ibáñez e pelo Dr. Javier Sánchez Céspedes, pesquisadores do Instituto de Biomedicina de Sevilha (IBiS), na Espanha, e também pelo Dr. Jia Zhou, professor do Departamento de Farmacologia e Toxicologia da University of Texas Medical Branch, nos EUA.
Os resultados foram publicados na revista científica Antiviral Research.
A pesquisa colaborativa surgiu da necessidade de identificar e desenvolver novas moléculas antivirais, dada a falta de alternativas terapêuticas para a grande maioria das infecções causadas por vírus.
Assim, após várias rodadas de otimização in vitro das moléculas desenvolvidas, a molécula JMX0312 – que demonstrou potente atividade antiviral contra adenovírus e citomegalovírus, além de ter características farmacocinéticas favoráveis – foi selecionada para a avaliação de sua eficácia e segurança em um modelo de infecção animal.
Segundo o Dr. Javier Sánchez Céspedes, “nossos resultados demonstram a potencial utilidade desta molécula para o tratamento de infecções causadas por adenovírus, vírus para os quais atualmente não há tratamento específico e cujas infecções podem resultar em doença disseminada grave e até morte, especialmente em pacientes pediátricos imunossuprimidos”.
Além disso, em estudos em andamento, “esta molécula demonstrou potente atividade antiviral contra vírus de RNA, destacando a ampla gama de patógenos contra os quais este tratamento poderia ser potencialmente usado”, concluiu o Dr. Javier Sánchez Céspedes, que é membro do grupo de pesquisa ‘Infecções Virais e Pacientes Imunocomprometidos’ do IBiS.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica Antiviral Research (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Sevilha (em espanhol).
Notícias relacionadas

Instituto de Ciência de Tóquio
Universidade de Roma Sapienza