Notícia com publicação científica
Pesquisadores estudam fármacos alternativos para quimioterapia
Testados in vitro, novos compostos mostraram resposta potente, mas ainda com seletividade limitada
Freepik
4 de abril de 2025, 12:20

Fonte

Antônio Rodrigues da Silva Neto, UFSCar

Publicação Original

Áreas

Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Desenvolvimento de Fármacos, Engenharia Biológica, Farmacologia, Farmácia Oncológica, Indústria Farmacêutica, Microbiologia, Oncologia, Quimioterapia, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Em uma pesquisa conjunta entre pesquisadores do Brasil e da França, novos compostos estão sendo desenvolvidos como futuros fármacos para quimioterapia.

Os desafios da pesquisa incluem aumento da efetividade contra as células cancerosas, mas com alta sensibilidade, ou seja, afetando o mínimo possível as células saudáveis.

Os resultados publicados até aqui mostram uma resposta altamente potente se comparada à resposta da cisplatina – atualmente muito usada na quimioterapia – mas ainda com baixa seletividade.

O aumento da seletividade dos potenciais novos fármacos tem sido um dos objetivos atuais de estudo do grupo de pesquisadores.

Foco do Estudo

Melhorar a eficácia e a seletividade de fármacos usados em quimiterapia.

Por que é importante?

Estudo

Esses [novos] compostos afetam principalmente as mitocôndrias, provocando a perda do potencial da membrana mitocondrial e alterando drasticamente o consumo de oxigênio celular, o que compromete a produção de energia e pode levar as células ao colapso

Dr. Marcos Vinícius Palmeira, Pós-doutorando da UFSCar

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Professor da Escola Nacional Superior de Química de Paris (Chimie ParisTech) da Universidade PSL
Pós-doutorando no Laboratório de Estrutura e Reatividade de Compostos Inorgânicos (LERCI) da UFSCar

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.