Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Pesquisadores da Universidade de Valência e do Instituto de Pesquisa Sanitária INCLIVA, na Espanha, desenvolveram uma família de compostos nitrogenados do tipo quinolina capazes de ativar os três subtipos de receptores conhecidos como receptores ativados por proliferadores de peroxissoma (PPARs).
Os PPARs são um grupo de receptores nucleares que desempenham um papel importante na regulação de processos metabólicos, como no metabolismo de lipídios e glicose, na inflamação e na adipogênese.
Os novos compostos melhoram os níveis de colesterol e glicose no sangue, por isso os pesquisadores esperam que possam ser usados no tratamento de doenças metabólicas, como a hipercolesterolemia e o diabetes tipo 2.
Os compostos desenvolvidos na pesquisa poderão ser aplicados no controle da síndrome metabólica, que está relacionada à obesidade, diabetes tipo 2, hipercolesterolemia e hipertensão, entre outros fatores de risco, e que aumenta consideravelmente a possibilidade de sofrer de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares (como insuficiência cardíaca e derrame).
Atualmente, existem compostos que ativam seletivamente alguns dos subtipos de receptores PPAR. Os fibratos (fenofibrato, ciprofibrato, bezafibrato e gemfibrozil) são usados no tratamento de hipertrigliceridemia e/ou hipercolesterolemia, enquanto a pioglitazona é indicada para diabetes tipo 2.
Entretanto, no tratamento da síndrome metabólica, costuma ser prescrita uma combinação de vários medicamentos (geralmente, estatinas, fibratos, metformina e/ou pioglitazona, entre outros). Portanto, o uso de um medicamento composto por um único fármaco facilitaria a adesão do paciente ao tratamento e evitaria possíveis efeitos colaterais devido às interações entre vários medicamentos.
A patente dos novos compostos foi desenvolvida com base em estudos in vitro em culturas de células e em um estudo in vivo em modelo de camundongo obeso e diabético.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Valência (em espanhol).
Notícias relacionadas
Universidade de Valência