Leitura rápida

Pesquisadores descobrem nova espécie de árvore em MG
30 de julho de 2025, 16:52

Fonte

Universidade Federal de Viçosa

Publicação Original

Áreas

Biologia, Botânica, Ecologia, Engenharia Florestal, Geografia

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV) descobriram uma nova espécie de árvore na região de Coronel Fabriciano, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.

A pequena árvore, de até seis metros, pertence à mesma família botânica (Myrtaceae) de plantas já bem conhecidas como a jabuticaba, pitanga, goiaba, araçás e gabiroba e, por enquanto, não é possível saber se ocorre em outras regiões do país. A descoberta foi publicada recentemente na revista científica Phytotaxa.

A descoberta aconteceu por acaso, quando uma árvore florida e com folhas de tamanho incomum para a família chamou a atenção do pesquisador Otávio Verly, quando fazia um inventário florestal para a sua tese nas áreas de preservação da empresa Cenibra.

Os pesquisadores disseram que, na mesma região, foram encontradas apenas 11 plantas, entre jovens e adultas. As árvores variam de três a seis metros de altura, possuem folhas longas e caule fino e chamam a atenção pela grande quantidade de pelos, principalmente sobre o caule e parte de baixo das folhas, que dão a ela um aspecto marrom-avermelhado.

Também na superfície das folhas são facilmente visíveis pontuações translúcidas que foram a motivação para a escolha do nome magnipunctata, do latim ‘com grandes pontuações’. “Elas se assemelham muito com Myrcia espiritosantensis e Myrcia megaphylla, plantas também recentemente descritas. Agora, o próximo passo é estudar a ecologia reprodutiva e a população para melhor embasar práticas de conservação da espécie”, disse o doutorando Otávio Verly.

A descoberta contou com a participação do Dr. Marcos Sobral, botânico e professor da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), especialista em Myrtáceas, que colaborou no processo de descrição detalhada da nova espécie.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Doutorando na Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima