Leitura rápida

Química sustentável: pesquisadores conseguem produzir moléculas orgânicas com uso de sódio e ferro
26 de março de 2025, 14:07

Fonte

Universidade de Berna

Publicação Original

Áreas

Bioquímica, Ciência Ambiental, Desenvolvimento de Fármacos, Nanotecnologia Farmacêutica, Química Verde, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, e do Instituto de Pesquisa RIKEN, no Japão, conseguiram um avanço significativo na área de química sustentável: a produção de moléculas orgânicas por meio de uma reação química baseada nos metais sustentáveis ​​sódio e ferro.

A síntese de moléculas orgânicas complexas – um processo químico no qual moléculas maiores e estruturalmente mais sofisticadas são criadas a partir de blocos de construção orgânicos simples – é um elemento-chave da indústria química e desempenha um papel importante na produção de produtos farmacêuticos e agroquímicos, por exemplo.

Tradicionalmente, metais caros e raros, como o paládio, são usados ​​como catalisadores na síntese dessas moléculas para acelerar e facilitar as reações químicas. Para tornar a produção de moléculas orgânicas mais sustentável, é fundamental desenvolver métodos alternativos usando outros metais que sejam abundantes na crosta terrestre e que tenham baixa pegada ambiental.

Este foi o objetivo do estudo publicado na revista científica Nature Synthesis: os pesquisadores conseguiram pela primeira vez desenvolver um método para produzir moléculas orgânicas com base nos metais sódio e ferro, suficientemente disponíveis e não tóxicos.

Os pesquisadores mostraram que reagentes organossódicos, que dependem do uso de sódio, podem oferecer oportunidades únicas para a produção de moléculas orgânicas.

A equipe de pesquisa conseguiu desenvolver uma reação química, chamada reação de acoplamento cruzado, que usa sódio como reagente organometálico e ferro como catalisador. “O sódio como reagente organometálico permite a reação química, enquanto o ferro como catalisador acelera o processo e o torna mais eficiente”, explicou a Dra. Eva Hevia, professora do Departamento de Química, Bioquímica e Ciências Farmacêuticas da Universidade de Berna.

Os resultados da pesquisa confirmam que não apenas reagentes organossódicos podem ser usados ​​para esse tipo importante de transformação química, mas que o ferro pode substituir o paládio como catalisador. O ferro é o segundo metal mais abundante na crosta terrestre e também não é tóxico e tem baixo custo.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professora do Departamento de Química, Bioquímica e Ciências Farmacêuticas da Universidade de Berna

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima