Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Faíscas elétricas são difíceis de controlar em espaços abertos, pois se dividem em ramificações caóticas que tendem a ir em direção a objetos metálicos mais próximos.
Um estudo recente descobriu uma maneira de guiar o transporte de eletricidade pelo ar usando ondas ultrassônicas. O nível de controle da propagação da eletricidade permite guiar uma faísca em torno de obstáculos, ou fazê-la atingir pontos específicos, mesmo em materiais não condutores.
O estudo foi realizado em colaboração entre pesquisadores da Universidade Pública de Navarra (UPNA), na Espanha; da Universidade de Helsinque, na Finlândia, e da Universidade de Waterloo, no Canadá, e foi publicado na revista Science Advances.
Esse controle é possível porque as faíscas aquecem o ar, que se expande e diminui sua densidade. O ar quente pode então ser guiado por ondas ultrassônicas para regiões onde a intensidade do som é maior e as próximas faíscas seguem essas regiões de ar mais leve devido à sua menor tensão de ruptura.
“O controle preciso de faíscas permite sua utilização em uma ampla variedade de aplicações, como ciências atmosféricas, procedimentos biológicos e alimentação seletiva de circuitos”, destacou o Dr. Ari Salmi, professor da Universidade de Helsinque, na Finlândia.
Até aqui, as faíscas só podiam ser guiadas com descargas induzidas por laser – os chamados eletrolasers -, que exigem o uso de lasers perigosos, bem como uma sincronia entre o laser e a descarga elétrica. O novo método desenvolvido usa ultrassom em vez de lasers e é seguro para os olhos e a pele. O equipamento é compacto, acessível e pode ser operado continuamente.
“Estou animado com a possibilidade de usar faíscas muito fracas para criar estímulos táteis controlados na mão, talvez criando o primeiro sistema Braille sem contato”, disse Josu Irisarri, primeiro autor da publicação e doutorando na Universidade Pública de Navarra.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Science Advances (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Helsinque (em inglês).