Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Em sua pesquisa de doutorado na Universidade Federal de Goiás (UFG), Karinna Mendanha Soares está desenvolvendo nanofibras formadas por peptídeos com uma sequência específica de aminoácidos, que têm o potencial para liberar fármacos de maneira controlada. Karinna é orientada pelo Dr. Guilherme Colherinhas de Oliveira, professor do Instituto de Física da UFG.
Por meio de simulações computacionais de dinâmica molecular totalmente atomísticas, Karinna Soares está analisando as propriedades estruturais, energéticas e dinâmicas das nanofibras peptídicas com a sequência de aminoácidos E2(SW)6E2.
O material apresenta uma estrutura dual: enquanto o núcleo hidrofóbico (que repele a água) formado pelo empilhamento dos resíduos de triptofano (W) cria cavidades ideais para encapsular moléculas aromáticas e lipofílicas, a superfície hidrofílica (que interage com a água) apresenta alta solubilidade em água, estabilidade coloidal e sensibilidade a variações de pH.
Os resultados demonstram que os maiores modelos simulados (cerca de 36 nanômetros) apresentam estabilidade estrutural com tempo de vida mais longo das ligações de hidrogênio. Essa combinação de seletividade no encapsulamento, estabilidade e responsividade ambiental torna a nanofibra auto-organizável formada pelo peptídeo E2(SW)6E2 um nanoveículo promissor para o transporte e liberação controlada de fármacos em sistemas biológicos.
Segundo Karinna, “essas nanofibras funcionam como pequenos contêineres inteligentes, capazes de proteger e liberar medicamentos de forma seletiva, o que pode reduzir efeitos colaterais e aumentar a eficácia dos tratamentos”.
Além de fornecer uma visão detalhada das interações moleculares que regem a formação e estabilidade dessas estruturas, o estudo reforça a importância das simulações computacionais como uma ferramenta essencial para explorar fenômenos que muitas vezes não são acessíveis experimentalmente.
Os resultados do estudo foram publicados na revista científica ACS Physical Chemistry Au e o trabalho foi destacado na capa da revista.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica ACS Physical Chemistry Au (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Jornal da UFG.
Notícias relacionadas

Instituto Politécnico Rensselaer
Universidade Federal do Rio Grande do Norte