Com publicação científica

Adaptado de Yuki Fujii et al., The Embo Journal
Evolução temporal de bolhas (vesículas) em células DLD1 de carcinoma colorretal humano mostrando aumento na intensidade da fluorescência dentro das bolhas em expansão
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
O movimento de células cancerígenas pelo corpo permite que elas invadam novos tecidos em um processo chamado metástase, que ajuda a espalhar o câncer para outros órgãos e dificulta seu controle.
Embora o conhecimento científico sobre as metástases seja considerável, os mecanismos envolvidos nessa rápida movimentação das células cancerígenas ainda não são totalmente compreendidos.
Agora, pesquisadores revelaram um novo processo físico que auxilia as células cancerígenas a se moverem rapidamente pelo corpo.
Um estudo recente revelou como a pressão intracelular da água auxilia na migração e proliferação de células cancerígenas.
A pesquisa foi liderada pelo Dr. Junichi Ikenouchi, professor do Departamento de Bioquímica da Universidade Kyushu, no Japão,e publicada na revista científica The EMBO Journal.
Em um estudo anterior, os pesquisadores tinham identificado um mecanismo de movimentação de células cancerígenas chamado ‘migração ameboide’, quando as células formam protuberâncias temporárias na forma de bolhas ou vesículas para se movimentarem.
Agora, continuando esse estudo, os pesquisadores notaram níveis significativamente mais altos da proteína quinase II dependente de cálcio/calmodulina (CaMKII) nas células.
Com o avanço do estudo, os cientistas descobriram que a CaMKII participa diretamente de um mecanismo responsável pela movimentação celular.
Esse mecanismo envolve aumento de cálcio intracelular, mudança estrutural da proteína CaMKII devida ao cálcio, e a agregação da CaMKII em um supercomplexo proteico juntamente com outras moléculas. Esse novo agregado se comporta então como um ‘motor osmótico’, criando um gradiente de concentração que atrai água para a bolha por osmose.
E é justamente essa água que empurra a membrana celular para fora, levando ao rápido crescimento da bolha e à facilitação do movimento de células cancerígenas.
O conhecimento do novo mecanismo sobre a movimentação celular através da pressão da água abre novas perspectivas para terapias que visem especificamente o movimento ameboide de células cancerígenas.
Para além do câncer, o avanço na compreensão sobre como as células geram força por meio de alterações em suas propriedades físicas também pode ter implicações na medicina regenerativa, biologia do desenvolvimento e engenharia de tecidos.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Outros avanços

Instituto de Tecnologia de Massachusetts


