Leitura rápida

Observatório Marinho do Algarve: movimento regional pretende responder ao impacto das algas marinhas invasoras no litoral de Portugal
19 de julho de 2025, 09:31

Fonte

Universidade do Algarve

Publicação Original

Áreas

Biotecnologia Marinha, Ciência Ambiental, Ecologia, Geografia, Gestão Ambiental, Monitoramento Ambiental, Oceanografia, Saúde Ambiental, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

A proliferação de espécies invasoras – organismos que se estabelecem em regiões fora de sua área de distribuição natural – pode causar danos significativos aos ecossistemas, à economia e à saúde humana.

Recentemente, o Observatório Marinho do Algarve (OMA), em Portugal, tem realizado uma série de reuniões técnicas que contam com a participação de pesquisadores do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), do GreenCoLab (Associação Oceano Verde) e de parceiros estratégicos da região, a fim de buscar respostas ao problema das espécies invasoras no litoral do Algarve, no Sul do país.

O esforço conjunto pretende definir uma estratégia regional de mitigação dos impactos das algas invasoras, apoiada em conhecimento científico e em consonância com as necessidades do território. A ação visa a definição de uma estratégia regional de mitigação dos impactos das algas invasoras.

O grupo de trabalho prepara-se para apresentar um dossiê no dia 25 de setembro, Dia Nacional da Sustentabilidade em Portugal, que incluirá a proposta de um sistema de alerta precoce para a presença e proliferação destas espécies; a caracterização dos impactos ambientais, sociais e econômicos associados às algas invasoras; e a exploração de soluções de tratamento, remediação e valorização da biomassa gerada pelas algas invasoras.

Através do conhecimento científico, devem ser propostas soluções sustentáveis e inovadoras que garantam a resiliência ambiental e econômica da região do Algarve.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima