Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
A comunicação célula a célula por meio de partículas nanométricas, que funcionam como mensageiros e transportadores, agora pode ser analisada de uma maneira totalmente nova, graças a um novo método que envolve a tecnologia de edição genética CRISPR.
As partículas, conhecidas como pequenas vesículas extracelulares (sEVs), desempenham um papel importante na disseminação de doenças e como potenciais transportadores de medicamentos.
O sistema recém-desenvolvido, denominado CIBER, permite que milhares de genes sejam estudados de uma só vez, rotulando sEVs com um tipo de ‘código de barras’ de RNA.
Com isso, os pesquisadores esperam descobrir quais fatores estão envolvidos na liberação de sEVs das células hospedeiras. Isso ajudará a melhorar a compreensão da biologia básica de sEVs e pode auxiliar no desenvolvimento de novos tratamentos para doenças, como o câncer.
“Estabelecemos uma nova plataforma de triagem de alto rendimento chamada CIBER. Este sistema permite que um único experimentador implemente uma triagem de reguladores de liberação de sEVs em todo o genoma em algumas semanas ou em alguns meses, o que é supereficiente em comparação aos métodos convencionais. Esta deve ser uma ferramenta valiosa para estudos detalhados sobre a criação, liberação e diversidade de sEVs”, explicou o Dr. Ryosuke Kojima, professor da Universidade de Tóquio, no Japão.
O estudo foi publicado na revista científica Nature Communications.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Nature Communications (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Tóquio (em inglês).
Leia também:

Universidade Técnica de Munique
Universidade de Quioto
Universidade de Barcelona