Leitura rápida

WinWin artlab via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Esses elementos atuam como ‘interruptores’ e ‘controladores’ de genes, regulando quando, onde e com que intensidade os genes são expressos.
Embora as sequências gênicas sejam em grande parte semelhantes entre indivíduos, os CREs apresentam grande variabilidade, e os cientistas acreditam que essas diferenças sejam importantes param características físicas e riscos de doenças.
Recentemente, cientistas desenvolvera um novo método para estudar esses elementos CREs em larga escala. O método permite examinar, dentro da mesma amostra, o que um CRE faz e como o faz.
Utilizando esse método, os pesquisadores examinaram aproximadamente 10.000 CREs e suas variantes, medindo simultaneamente a atividade transcricional, a acessibilidade da cromatina e a modificação ativa de uma histona específica. Isso permitiu identificar quais alterações no DNA são relevantes e também compreender como os fatores de transcrição coordenam a regulação gênica.
O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Quioto, no Japão; da Escola de Medicina da Universidade Estadual da Pensilvânia e da Universidade da Califórnia em San Francisco (UCSF), nos EUA, e da Universidade McGill, no Canadá, foi publicado na revista científica Nature Communications.
Outros avanços

Universidade da Califórnia em San Diego


