Notícia com publicação científica
Novo exame de sangue detecta sinais precoces de ELA com precisão superior a 98%
Estudo colaborativo internacional examinou não apenas pacientes com ELA ativa, mas também indivíduos que doaram amostras de sangue anos antes de desenvolver a doença

PeopleImages via Shuttertsock

3 de setembro de 2025, 12:14

Fonte

Cassidy Davis, Universidade Johns Hopkins

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Bioinformática, Biomedicina, Biotecnologia, Epidemiologia, Estudo Clínico, Microbiologia, Neurociências, Neurologia, Patologia, Proteômica

Compartilhar

Resumo

Usando uma plataforma avançada que mediu quase 3.000 proteínas neurológicas e musculoesqueléticas em amostras de sangue de mais de 600 participantes, pesquisadores aplicaram aprendizado de máquina para identificar uma assinatura proteica preditiva da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

A proteína identificada apresentou precisão de mais de 98% na distinção entre pacientes com ELA e indivíduos saudáveis ​​e aqueles com outras doenças neurológicas.

Os resultados sugerem que a ELA pode afetar o corpo muito antes do surgimento dos sinais clínicos tradicionais.

A pesquisa continua em andamento para explorar como essa assinatura baseada em proteínas pode ajudar a monitorar a progressão da ELA.

Foco do Estudo

Desenvolver um teste simples para identificar a Esclerose Lateral Amiotrófica anos antes da manifestação da manifestação sintomática.

Por que é importante?

Estudo

Vemos a luz no fim do túnel aqui, e esse alvo é um exame de sangue aprovado e disponível para a ELA

Dr. Alexander Pantelyat, professor de Neurologia na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins

Resultados

Sempre presumimos que a ELA fosse uma doença rápida, que se inicia de 12 a 18 meses antes do início dos sintomas. Mas quando analisamos nossas descobertas, vemos que esse é um processo que dura cerca de uma década antes mesmo que o paciente entre no consultório ou clínica médica

Dr. Alexander Pantelyat, professor de Neurologia na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor de Neurologia na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima