Leitura rápida

Novo estudo reforça a importância da atividade física para a saúde mental
16 de junho de 2025, 11:11

Fonte

Universidade Monash

Publicação Original

Áreas

Educação Física, Envelhecimento, Epidemiologia, Neurociências, Psiquiatria, Saúde Mental, Saúde do Idoso

Compartilhar

Resumo

Resultados de um novo estudo – que analisou dados de mais de 16.700 pessoas, com idade média de 65 anos – reforçaram que o exercício físico ajuda a manter a saúde cerebral durante o envelhecimento – independentemente da massa corporal.

O estudo foi liderado pelo Dr. Chris Moran, professor da Escola de Saúde Pública e Medicina Preventiva da Universidade Monash, na Austrália, e publicado na revista Scientific Reports.

Os pesquisadores constataram a associação entre a atividade física e o volume cerebral, independentemente da massa corporal ou da saúde cardiometabólica da pessoa.

Pessoas com sobrepeso e obesidade na meia-idade apresentam maior risco de declínio cognitivo. As diretrizes de consenso atuais recomendam a prática regular de atividade física e a manutenção de um IMC saudável para promover a saúde cerebral, especialmente durante a meia-idade, pois as alterações patológicas da demência frequentemente aparecem décadas antes do início dos sintomas.

No entanto, de acordo com o professor Moran, ainda não está claro se os benefícios da atividade física na saúde cerebral são afetados pelo nível de sobrepeso ou obesidade de uma pessoa.

O estudo analisou ressonâncias magnéticas do volume cerebral, bem como a atividade física e o índice de massa corporal (IMC) em pessoas de meia-idade e da terceira idade, por meio do UK Biobank.

Embora o IMC, a circunferência da cintura e os fatores de risco cardiometabólico estivessem relacionados à saúde cerebral, a “maior atividade física permaneceu associada a cérebros mais saudáveis”, concluiu o Dr. Chris Moran.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Escola de Saúde Pública e Medicina Preventiva da Universidade Monash

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima