Notícia com publicação científica
Novo dispositivo implantável pode liberar glucagon para controlar a hipoglicemia em pacientes diabéticos
Reservatório de glucagon sob a pele pode evitar casos graves de glicemia baixa

Divulgação, MIT

Dispositivo implantável com reservatório de glucagon

12 de julho de 2025, 10:37

Fonte

Anne Trafton, MIT News

Publicação Original

Áreas

Bioeletrônica, Bioengenharia, Biomateriais, Biomecânica, Biomedicina, Engenharia Biomédica, Entrega de Medicamentos, Farmacologia, Impressão 3D, Metabolismo, Nanotecnologia Farmacêutica, Sistemas de Controle

Compartilhar

Resumo

Em pacientes diabéticos, a ocorrência de episódios de hipoglicemia pode ser extremamente grave, podendo até levar ao coma ou mesmo a óbito.

Em casos de hipoglicemia, a pessoa pode se alimentar com algo que tenha um conteúdo significativo de glicose ou então administrar glucagon, o hormônio responsável por elevar a concentração de glicose no sangue.

Neste cenário, e para evitar os eventos críticos de hipoglicemia principalmente nos casos em que a pessoa não percebe que está em uma condição crítica de glicemia ou está impossibilitada de agir – como durante o sono ou em casos de crianças diabéticas – pesquisadores desenvolveram um dispositivo implantável que pode infundir glucagon, sob demanda do paciente ou automaticamente.

O dispositivo apresentou bons resultados em testes com animais, inclusive na liberação de outros tipos de fármacos, como a epinefrina, que pode ajudar a reverter casos de choque anafilático.

Foco do Estudo

Desenvolver e verificar a viabilidade, em estudo com animais, de dispositivo implantável para liberação de glucagon, automaticamente ou sob demanda do paciente, para prevenir casos de hipoglicemia em pacientes diabéticos.

Por que é importante?

Estudo

Este é um pequeno dispositivo de emergência que pode ser colocado sob a pele, onde está pronto para agir se o nível de açúcar no sangue do paciente cair muito

Dr. Daniel Anderson, professor do Departamento de Engenharia Química do MIT e autor sênior do estudo

Resultados

Uma das principais características desse tipo de sistema digital de administração de medicamentos é que ele pode se comunicar com sensores. Neste caso, a tecnologia de monitoramento contínuo de glicose, que muitos pacientes usam, seria fácil para esses tipos de dispositivos interagirem

Dr. Siddharth Krishnan, ex pesquisador do MIT e atualmente professor de Engenharia Elétrica na Universidade Stanford

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Departamento de Engenharia Química do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
Professor de Engenharia Elétrica na Universidade Stanford

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima