Leitura rápida

Novas células solares plasmônicas usam tecnologia baseada nas propriedades químicas e físicas de nanomateriais avançados

Fonte

Universidade de Roma Sapienza

Publicação Original

Áreas

Engenharia Ambiental, Engenharia de Energia, Nanotecnologia, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Um estudo publicado na revista científica Small e liderado por pesquisadores da Universidade de Roma Sapienza, na Itália, possibilitou a criação de células solares eficientes, ecossustentáveis ​​e com menor custo, como alternativas às tradicionais células de silício.

“Este sistema fotovoltaico utiliza heteroestruturas híbridas baseadas em nanopartículas de ouro e prata como agentes fotossensibilizadores. Sua geometria única e a combinação dos metais promovem excelente absorção da luz solar nas faixas do visível e do infravermelho próximo”, explicou o Dr. Luciano De Sio, professor da Universidade de Roma Sapienza e coordenador do estudo.

Os resultados mostraram excelente estabilidade fotoelétrica da tecnologia inteiramente baseada nas propriedades químicas e físicas de nanomateriais avançados, constituindo uma linha de pesquisa alternativa e promissora que pode levar a uma nova geração de dispositivos fotovoltaicos mais eficientes, sustentáveis ​​e de fácil integração em diversas aplicações.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Universidade de Roma Sapienza

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima