Na Espanha, projeto tem foco em nova tecnologia que pode revolucionar mercado fotovoltaico
Ainda em estágio inicial, projeto recebeu prêmio da Fundação Naturgy pelo potencial inovador
Kay Dittner via Unsplash
8 de julho de 2025, 13:26

Fonte

Universidade Politécnica de Madri

Publicação Original

Áreas

Carbono, Cidades, Ciência dos Materiais, Engenharia Ambiental, Engenharia de Energia, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Na Espanha, pesquisadores estão empenhados em desenvolver nova tecnologia fotovoltaica com base em materiais bidimensionais de ponta com um princípio operacional não convencional baseado no efeito fotovoltaico anômalo.

Usando materiais como dissulfeto de molibdênio ou dissulfeto de tungstênio, os novos dispositivos solares podem se tornar ultrafinos e com maior eficiência energética, podendo levar a uma geração de energia mais constante e estável.

O objetivo do projeto é desenvolver, por meio do uso de materiais bidimensionais, uma nova tecnologia fotovoltaica extremamente fina, leve e, se desejado, semitransparente. Essa tecnologia pode ser implementada em praticamente qualquer superfície, de vidraças a dispositivos têxteis, para gerar eletricidade renovável em qualquer lugar. O projeto contribuirá para a geração local de eletricidade, por exemplo, em ambientes urbanos, o que representa um dos maiores desafios da descarbonização

Dra. Elisa Antolín, professora da Universidade Politécnica de Madri

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisador do Instituto de Ciência dos Materiais de Madri (ICMM)
Pesquisador da Universidade Politécnica de Madri (UPM)
Professora da Universidade Politécnica de Madri

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima