
Fonte
Universidade Politécnica de Madri
Publicação Original
Áreas
Resumo
Na Espanha, pesquisadores estão empenhados em desenvolver nova tecnologia fotovoltaica com base em materiais bidimensionais de ponta com um princípio operacional não convencional baseado no efeito fotovoltaico anômalo.
Usando materiais como dissulfeto de molibdênio ou dissulfeto de tungstênio, os novos dispositivos solares podem se tornar ultrafinos e com maior eficiência energética, podendo levar a uma geração de energia mais constante e estável.
Desenvolver uma nova tecnologia fotovoltaica extremamente fina e leve, que possa ser implementada em uma infinidade de dispositivos, desde vidros até roupas, é o objetivo de um projeto desenvolvido por um consórcio que envolve pesquisadores da Universidade Politécnica de Madri (UPM), da Universidade Autônoma de Madri e do Instituto de Ciência dos Materiais de Madri (ICMM), na Espanha.
O projeto ‘Efeitos fotovoltaicos anômalos para células solares bidimensionais (APE2SOL)’ apresenta uma abordagem revolucionária para a geração de energia solar fotovoltaica, combinando materiais bidimensionais de ponta com um princípio operacional não convencional baseado no efeito fotovoltaico anômalo (APE), como base para futuras gerações de células solares.
Embora a energia solar tenha experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, ainda existem muitas limitações, com base nas tecnologias atuais. “É uma energia rígida, cara de fabricar e também com eficiência limitada”, destacou o Dr. Juan José Palacios, pesquisador da Universidade Autônoma de Madri e participante do projeto.
O objetivo do projeto é desenvolver, por meio do uso de materiais bidimensionais, uma nova tecnologia fotovoltaica extremamente fina, leve e, se desejado, semitransparente. Essa tecnologia pode ser implementada em praticamente qualquer superfície, de vidraças a dispositivos têxteis, para gerar eletricidade renovável em qualquer lugar. O projeto contribuirá para a geração local de eletricidade, por exemplo, em ambientes urbanos, o que representa um dos maiores desafios da descarbonização
No novo projeto, os pesquisadores buscam utilizar materiais já conhecidos em ambientes industriais, como dissulfeto de molibdênio ou dissulfeto de tungstênio, o que poderia tornar os dispositivos solares ultrafinos e com menor perda de energia.
“Ao contrário das células solares convencionais, que dependem da formação de íons PN em semicondutores, os dispositivos baseados no efeito fotovoltaico anômalo geram eletricidade dentro de um material homogêneo, o que favorece uma geração de energia mais constante e estável”, explicou o Dr. Jorge Quereda, pesquisador do Instituto de Ciência dos Materiais de Madri (ICMM).
“Nosso trabalho, tanto experimental quanto teórico, incluindo simulações de computador, é pioneiro na área”, disse o Dr. Simon Svatek, pesquisador da UPM.
O projeto APE2SOL foi recentemente premiado pela Fundação Naturgy, tendo recebido € 100.000 (cerca de R$ 640.000,00) para a continuidade da pesquisa. O júri destacou a abordagem pouco convencional e promissora do projeto vencedor em energia fotovoltaica, com grande potencial disruptivo no campo das energias renováveis. “Apesar de estar em uma fase tecnológica inicial, a proposta visa avançar significativamente sua maturidade ao longo dos dois anos de duração do projeto”, afirmou a decisão do júri.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Politécnica de Madri (em espanhol).
Notícias relacionadas
Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST)