Notícia com publicação científica
Nova técnica CRISPR pode revolucionar o tratamento de doenças genéticas
Edição epigenética pode permitir o tratamento de pessoas afetadas por doenças relacionadas à anemia falciforme
Victor Josan via Shutterstock
19 de agosto de 2025, 16:04

Fonte

Lachlan Gilbert, UNSW

Publicação Original

Áreas

Bioinformática, Biologia, Biotecnologia, Engenharia Biológica, Genética, Genômica, Hematologia, Medicina, Microbiologia, Terapia Celular

Compartilhar

Resumo

Em um novo avanço em termos de aplicação de edição genética de nova geração, pesquisadores testaram em laboratório a edição epigenética para liberar enzimas que removem grupos metil do DNA, efetivamente liberando genes silenciados.

A técnica, que não ‘remove pedaços’ da fita de DNA, deve ter riscos e efeitos colaterais muito menores do que técnicas de edição genética de primeira e segunda geração.

Com a edição epigenética, os pesquisadores afirmam que a técnica pode ser usada no tratamento de pessoas afetadas por doenças relacionadas à anemia falciforme.

Em um futuro próximo, a técnica poderia ser usada para editar células-tronco do próprio paciente com anemia falciforme e remover os marcadores químicos metil do gene da globina fetal e reativá-lo. Em seguida, as células editadas seriam devolvidas ao paciente, onde se fixariam novamente na medula óssea e começariam a produzir células sanguíneas saudáveis.

Foco do Estudo

Desenvolver e testar nova geração de técnica de edição genética CRISPR para remover biomarcadores do grupo metil no genoma.

Por que é importante?

Estudo

Mostramos claramente que, se você remover esses ‘emaranhados’, o gene é ativado. E quando adicionamos os grupos metil de volta aos genes, eles se desativaram novamente. Portanto, esses compostos não são ‘emaranhados’ – são âncoras

Dr. Merlin Crossley, professor da UNSW e autor principal do estudo

Resultados

Aqui, removemos ou adicionamos grupos metil, mas isso é apenas o começo; há outras mudanças que poderiam ser feitas para aumentar nossa capacidade de alterar a produção gênica para fins terapêuticos e agrícolas. Este é o início de uma nova era

Dr. Merlin Crossley, professor da UNSW e autor principal do estudo

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW)
Professora da Escola de Biotecnologia e Ciências Biomoleculares da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima