Leitura rápida

Nova abordagem pode revolucionar tratamento do câncer de pulmão
13 de outubro de 2025, 18:36

Fonte

Universidade de Queensland Austrália

Publicação Original

Áreas

Biologia, Biomedicina, Bioquímica, Engenharia Biológica, Epidemiologia, Estudo Clínico, Farmácia Oncológica, Imunologia, Imunoterapia, Microbiologia, Oncologia, Patologia, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no mundo, com uma estimativa de 1,8 milhão de mortes anualmente, e o câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) representa 85% de todos os casos.

Os tratamentos de imunoterapia têm um custo elevado e são eficazes em apenas 20% a 30% dos pacientes.

Mas, em um estudo recente, pesquisadores desenvolveram uma maneira de prever como as células cancerígenas responderão a diferentes terapias.

O Dr. Arutha Kulasinghe, professor da Universidade de Queensland, em colaboração com pesquisadores da Universidade Yale, nos EUA, estudou os tumores de 234 pacientes com CPCNP em três coortes na Austrália, Estados Unidos e Europa.

No estudo, os pesquisadores integraram dados sobre a geografia molecular do câncer e técnicas de aprendizado de máquina para aprimorar a tomada de decisões sobre o tratamento e os resultados para pacientes com câncer de pulmão.

“Usando Inteligência Artificial (IA) e biologia espacial, mapeamos o CPCNP, célula por célula, para entender e prever sua resposta ao tratamento medicamentoso. Essa abordagem [semelhante ao] ‘Google Maps’ pode identificar áreas dentro dos tumores que respondem e quais são resistentes às terapias, o que será um divisor de águas para o tratamento do câncer de pulmão “, explicou o Dr. Arutha Kulasinghe

“Em vez de ter que usar uma abordagem de tentativa e erro, os oncologistas agora saberão quais tratamentos têm maior probabilidade de funcionar com as novas ferramentas da medicina de precisão”, destacou o professor.

O Dr. David Rimm, professor de Patologia na Universidade Yale, disse que o “trabalho fornece um roteiro para um novo teste diagnóstico que pode otimizar a escolha do tratamento para o câncer de pulmão”.

Os desafios do câncer de pulmão destacam a necessidade crítica de classificar os pacientes de acordo com a probabilidade de se beneficiarem de um tratamento específico.

Essa mesma abordagem também pode ser usada para informar tratamentos para outras doenças malignas em que imunoterapias são utilizadas, por exemplo, melanoma, câncer de cabeça e pescoço e câncer de bexiga.

A pesquisa foi publicada na revista científica Nature Genetics.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Universidade de Queensland
Professor de Patologia e Oncologia na Escola de Medicina da Universidade Yale

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima