Leitura rápida

Nos EUA, universidade inaugura novo instituto de pesquisas em Medicina Regenerativa
22 de abril de 2025, 12:46

Fonte

Amanda Morris, Universidade Northwestern

Publicação Original

Áreas

Bioengenharia, Biologia, Biomateriais, Ciência de Dados, Ciência dos Materiais, Engenharia Biomédica, Engenharia de Tecidos, Medicina Regenerativa, Transplantes

Compartilhar

Resumo

Com uma doação de US$ 10 milhões (cerca de R$ 57,5 milhões), a Universidade Northwestern, nos EUA, vai criar o Instituto Querrey Simpson de Engenharia Regenerativa (QSI RENU).

O novo instituto promoverá o desenvolvimento de ferramentas médicas que capacitem o corpo humano a se curar, com foco na regeneração ou reconstrução de diversos tecidos e órgãos, como olhos, cartilagem, medula espinhal, coração, músculos, ossos e pele.

O QSI RENU pretende enfrentar os desafios mais complexos da Medicina Regenerativa. O instituto ajudará a acelerar a recuperação de pacientes de lesões e cirurgias e desenvolver bioengenharia de tecidos e órgãos, entre outras frentes de pesquisa.

A incapacidade do corpo de ativar a regeneração de tecidos doentes, lesionados ou ausentes é um obstáculo significativo na área da saúde. Essa questão deu origem ao campo emergente da Engenharia Regenerativa, que reúne avanços em Ciência e Engenharia de Materiais, Células-tronco e Biologia do Desenvolvimento, Medicina Translacional e Ciência de Dados/Inteligência Artificial para criar ferramentas escaláveis ​​e confiáveis ​​que preservam, restauram e ampliam as funções de tecidos e órgãos.

Professores da Escola de Engenharia e da Escola de Medicina da Universidade Northwestern devem liderar o ecossistema dinâmico de pesquisa e educação do instituto.

“O QSI RENU representa uma oportunidade significativa para unir mentes de classe mundial de toda a Northwestern — incluindo Engenharia, Medicina e outras áreas — para buscar avanços que redefinirão a forma como nos curamos”, disse a Dra. Kathleen Hagerty, reitora da Universidade.

“A engenharia regenerativa é um campo novo e promissor que aborda os principais desafios em cirurgias de regeneração e reconstrução de tecidos e órgãos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O QSI RENU impulsionará os esforços de pesquisa translacional que levarão nossas descobertas e tecnologias desenvolvidas em nossos laboratórios a produtos potenciais que impactarão a prática clínica e a qualidade do atendimento a pacientes que sofrem de perda de tecido e/ou disfunção orgânica”, concluiu o Dr. Guillermo Ameer, professor de Engenharia Biomédica e Cirurgia da Universidade Northwestern e primeiro diretor do QSI RENU.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Reitora da Universidade Northwestern
Professor de Engenharia Biomédica e Cirurgia da Universidade Northwestern

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima