Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Com uma doação de US$ 10 milhões (cerca de R$ 57,5 milhões), a Universidade Northwestern, nos EUA, vai criar o Instituto Querrey Simpson de Engenharia Regenerativa (QSI RENU).
O novo instituto promoverá o desenvolvimento de ferramentas médicas que capacitem o corpo humano a se curar, com foco na regeneração ou reconstrução de diversos tecidos e órgãos, como olhos, cartilagem, medula espinhal, coração, músculos, ossos e pele.
O QSI RENU pretende enfrentar os desafios mais complexos da Medicina Regenerativa. O instituto ajudará a acelerar a recuperação de pacientes de lesões e cirurgias e desenvolver bioengenharia de tecidos e órgãos, entre outras frentes de pesquisa.
A incapacidade do corpo de ativar a regeneração de tecidos doentes, lesionados ou ausentes é um obstáculo significativo na área da saúde. Essa questão deu origem ao campo emergente da Engenharia Regenerativa, que reúne avanços em Ciência e Engenharia de Materiais, Células-tronco e Biologia do Desenvolvimento, Medicina Translacional e Ciência de Dados/Inteligência Artificial para criar ferramentas escaláveis e confiáveis que preservam, restauram e ampliam as funções de tecidos e órgãos.
Professores da Escola de Engenharia e da Escola de Medicina da Universidade Northwestern devem liderar o ecossistema dinâmico de pesquisa e educação do instituto.
“O QSI RENU representa uma oportunidade significativa para unir mentes de classe mundial de toda a Northwestern — incluindo Engenharia, Medicina e outras áreas — para buscar avanços que redefinirão a forma como nos curamos”, disse a Dra. Kathleen Hagerty, reitora da Universidade.
“A engenharia regenerativa é um campo novo e promissor que aborda os principais desafios em cirurgias de regeneração e reconstrução de tecidos e órgãos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O QSI RENU impulsionará os esforços de pesquisa translacional que levarão nossas descobertas e tecnologias desenvolvidas em nossos laboratórios a produtos potenciais que impactarão a prática clínica e a qualidade do atendimento a pacientes que sofrem de perda de tecido e/ou disfunção orgânica”, concluiu o Dr. Guillermo Ameer, professor de Engenharia Biomédica e Cirurgia da Universidade Northwestern e primeiro diretor do QSI RENU.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Northwestern (em inglês).