Leitura rápida

No norte de Minas Gerais, startup incubada na Unimontes desenvolve próteses bucomaxilofaciais com foco em pacientes com câncer
29 de agosto de 2025, 10:01

Fonte

Ascom Unimontes

Publicação Original

Áreas

Atenção Primária, Biomateriais, Cirurgia, Engenharia Biomédica, Odontologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Reabilitação, Órteses e Próteses

Compartilhar

Resumo

A startup Reabilitare, iniciada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inemontes) vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), pretende melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofreram mutilações em decorrência de cirurgias para a remoção de câncer.

A iniciativa consiste na produção de próteses bucomaxilofaciais, essenciais para restaurar funções como fala, deglutição e respiração, além de promover a reintegração estética e social dos pacientes. O projeto surgiu em 2018, em parceria com o Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros.

Fundadora e responsável pela Reabilitare, a cirurgiã-dentista Cristina Paixão Durães destacou que a ideia nasceu durante a disciplina de Empreendedorismo e Inovação do Mestrado em Ciências da Saúde da Unimontes (PPGCS/Unimontes). Na época, os mestrandos atendiam pacientes oncológicos no HDG e perceberam a carência de profissionais especializados na região para reabilitar pessoas submetidas a cirurgias.

Desde então, a cirurgiã-dentista, que agora é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde  da Unimontes, já atendeu muitos pacientes – grande parte deles vivendo em isolamento social devido às marcas deixadas pelas cirurgias.

Para Cristina Durães, a startup vai além do tratamento odontológico. “É um projeto de resgate humano, que reintegra indivíduos às suas atividades cotidianas, familiares e sociais”, sintetizou a pesquisadora.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima