Na Europa, neurocirurgiões implantam primeira interface cérebro-computador em paciente tetraplégico
Com a tecnologia, novos estudos podem ajudar a restaurar a independência e melhorar a qualidade de vida dos pacientes

wavebreakmedia via Shutterstock

18 de outubro de 2025, 14:34

Fonte

Paul Hellmich e Heidi Willmann, Centro de Comunicação Corporativa da TUM

Publicação Original

Áreas

Bioeletrônica, Bioengenharia, Biofísica, Biomateriais, Biomecânica, Ciência dos Materiais, Computação, Dispositivos Vestíveis, Engenharia Biomédica, Fisiatria, Neurologia, Ortopedia, Reabilitação, Robótica, Sistemas de Controle

Compartilhar

Resumo

Na Alemanha, neurocirurgiões implantaram pela primeira vez uma interface cérebro-computador em um paciente tetraplégico, o que pode ajudar a restaurar a independência e melhorar a qualidade de vida.

A tecnologia conta com 256 microeletrodos que capturam sinais da parte do cérebro que planeja e executa movimentos complexos.

Agora, os cientistas pretendem usar o sinal cerebral decodificado para que o paciente consiga controlar um cursor na tela ou um clique do mouse. Em seguida, os pesquisadores esperam que o paciente aprenda a controlar um braço robótico para agarrar objetos.

O maior desafio foi implantar os eletrodos com precisão absoluta. Essa é a única maneira de obter registros precisos e medir os sinais cerebrais de forma confiável

Dr. Bernhard Meyer, Diretor do Departamento de Neurocirurgia do Hospital Universitário da TUM

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor de Neurotecnologia Translacional da Universidade Técnica de Munique (TUM)
Diretor do Departamento de Neurocirurgia do Hospital Universitário da TUM
Pesquisadora da Universidade Técnica de Munique (TUM)

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima