Em moscas transgênicas, pesquisadores estudam óleo de Cannabis para tratamento de Alzheimer
Estudo é desenvolvido em parceria público-privada com empresa que comercializa canabidiol

Túlio Daniel, Portal Comunica UFU

Moscas acompanhadas no estudo

17 de dezembro de 2024, 11:19

Fonte

Túlio Daniel, Portal Comunica UFU

Publicação Original

Áreas

Biomedicina, Bioquímica, Entrega de Medicamentos, Farmácia Clínica, Fitoterapia, Indústria Farmacêutica, Neurociências, Neurologia, Produtos Naturais, Psiquiatria, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Em fase inicial de testes em animais – especificamente em moscas-das-frutas modificadas geneticamente com genes humanos associados ao Alzheimer – pesquisadores estão avaliando o uso do óleo de Cannabis administrado por via oral para o tratamento da doença de Alzheimer.

Os primeiros resultados mostraram redução da toxicidade do peptídeo beta-amiloide, com melhoria de sintomas como perda de memória e problemas motores.

Apesar de ainda estar em fase inicial e não incluir testes em humanos, os resultados são animadores e prometem abrir novas possibilidades para o futuro dessa área

Dr. Carlos Ueira Vieira, professor do Instituto de Biotecnologia e do Laboratório de Genética da UFU

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Instituto de Biotecnologia e do Laboratório de Genética da UFU
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica da UFU

Instituições Citadas

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima