Leitura rápida

Tipagem do superfungo Candida auris: método inovador desenvolvido no HC-UFPE é mais rápido e barato
22 de agosto de 2025, 15:54

Fonte

Ascom, UFPE

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Biologia, Biomedicina, Micologia, Microbiologia, Toxicologia, Vigilância Sanitária

Compartilhar

Resumo

O Laboratório de Micologia da Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) aplicou um método inovador, mais rápido e econômico que os já existentes, para a tipagem do superfungo Candida auris, que desde 2020 tem provocado surtos em diversos hospitais do Brasil.

O método é baseado em análises espectroscópicas utilizando luz na faixa do infravermelho. Os resultados foram publicados na revista científica Mycoses.

“Cepas de Candida auris foram irradiadas com infravermelho e analisamos como os carboidratos da parede celular da levedura se comportavam. Observamos espectros distintos, a depender do clado (linhagens do fungo com características em comum), o que permitiu a tipagem. Os métodos existentes são baseados em análises moleculares, sendo laboriosos, demorados e onerosos. Nossa proposta é mais rápida, muito mais barata e mostrou-se efetiva”, explicou o Dr. Reginaldo Gonçalves de Lima Neto, micologista coordenador do projeto e responsável pelo Laboratório de Micologia do HC-UFPE.

A relevância da descoberta está em possibilitar a identificação rápida do clado em surtos hospitalares. Com essa informação, o Serviço de Controle de Infecções pode definir o uso racional de antifúngicos e readequar procedimentos de higienização em superfícies hospitalares, por exemplo.

“Em relação ao tempo, conseguimos realizar a tipagem em 48 horas. Já os métodos moleculares, como o Short Tandem Repeat (STR) ou o Whole Genome Sequencing (WGS), levam em torno de sete dias, mesmo em laboratórios bem equipados, de primeiro mundo”, destacou o Dr. Reginaldo Lima Neto.

No Brasil, além de pesquisadores da UFPE, participaram do estudo pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Também participaram da pesquisa cientistas dos Países Baixos, França e Alemanha.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisador do Laboratório de Micologia do HC-UFPE

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima