
Fonte
Marcy de Luna, Universidade Rice
Publicação Original
Áreas
Resumo
Cientistas criaram uma maneira mais ecológica de integrar o cloro em blocos de construção químicos que podem ser usados para desenvolver novos medicamentos e outros produtos essenciais, com custos reduzidos.
Usando hidrocloração e deuterocloração anti-Markovnikov fotocatalítica de hidrocarbonetos insaturados, os pesquisadores conseguiram criar produtos com alta pureza, evitando etapas de purificação que podem ser críticas.
Foco do Estudo
Estudo
Uma equipe de cientistas liderada pelo Dr. Julian West, professor de Química da Universidade Rice, nos EUA, criou um processo fotocatalítico que usa catalisadores de ferro e enxofre ativados por luz azul suave para adicionar átomos de cloro a moléculas orgânicas.
A inovação elimina a necessidade de produtos químicos agressivos ou altas temperaturas normalmente necessárias na cloração, o que pode gerar subprodutos difíceis de purificar.
O estudo foi publicado na revista científica Nature Synthesis.
Nosso método usa catalisadores sustentáveis e de baixo custo e opera em temperatura ambiente com luz azul suave. Ele fornece uma maneira direcionada e eficiente de clorar moléculas sem os desafios ambientais e de purificação das abordagens convencionais
Resultados
Com o método, os pesquisadores conseguiram um direcionamento preciso da colocação de cloro nas moléculas, um processo chamado de hidrocloração anti-Markovnikov. Essa precisão cria produtos altamente puros ao anexar seletivamente átomos de cloro a partes menos reativas das moléculas iniciais. Assim, podem ser evitadas etapas extras de purificação que geralmente consomem tempo e recursos.
Os pesquisadores também incluíram no processo uma etapa de deuterocloração anti-Markovnikov, usando água pesada para incorporar deutério, um isótopo estável de hidrogênio.
Essa etapa pode fazer com que certos medicamentos tenham mais estabilidade e tempo de ação mais longo, potencializando sua eficácia.
Esse método pode abrir novas portas para modificar produtos farmacêuticos e naturais de maneiras que não eram possíveis com técnicas anteriores
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica Nature Synthesis (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Rice (em inglês).
Leia também:

Instituto de Tecnologia de Israel

Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Universidade de Glasgow