Leitura rápida

Mestrado em Neurociências na Universidade de Coimbra integra neurocomputação e inteligência artificial
22 de setembro de 2025, 17:10

Fonte

Sara Machado, FCTUC

Publicação Original

Áreas

Bioengenharia, Ciência de Dados, Computação, Desenvolvimento de Fármacos, Engenharia Biomédica, Farmacologia, Modelagem Matemática, Neurociências, Neurologia

Compartilhar

Resumo

O programa Neurasmus – mestrado europeu de referência em Neurociência oferecido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em Portugal – tem inscrições abertas para a nova edição Neurasmus 4.0.

O curso tem financiamento da União Europeia de 3,8 milhões de euros (cerca de R$ 24 milhões), montante que permitirá a atribuição de bolsas de estudo.

Criado em 2010, o Neurasmus tem evoluído para responder às crescentes exigências do ensino superior em neurociência, oferecendo uma formação interdisciplinar de excelência em várias universidades de topo em nível europeu.

A nova edição do programa destaca-se pela integração de áreas emergentes, como a neurocomputação, a inteligência artificial (IA) e a ética em pesquisa científica, preparando os estudantes para os desafios complexos da neurociência moderna.

Ao promover a conexão entre a pesquisa acadêmica e necessidades sociais, o Neurasmus tem como missão desenvolver profissionais altamente qualificados e conscientes do seu impacto na sociedade.

O programa resulta da colaboração entre seis universidades com programas de investigação pioneira em neurociências, incluindo a Universidade de Coimbra: Universidade de Bordeaux, na França; Universidade de Galway, na Irlanda; Universidade de Göttingen e Universidade Humboldt de Berlim, na Alemanha;  e Universidade Laval, no Canadá.

A estrutura interdisciplinar do Neurasmus facilita a aquisição de competências em áreas como neurofarmacologia, neurofisiologia e neurociência computacional, complementadas com formação em empreendedorismo, liderança e competências transferíveis.

Os estudantes participam em períodos de mobilidade acadêmica entre, pelo menos, duas universidades parceiras, se beneficiando ainda de experiência prática em pesquisa, workshops especializados e graus conjuntos.

O programa destaca-se ainda pela estreita colaboração com líderes da indústria, laboratórios de pesquisa e instituições acadêmicas de renome, assegurando acesso privilegiado a projetos de ponta e experiências no mundo real. A adoção de princípios de ciência aberta e ética científica reforça o compromisso do Neurasmus com uma formação responsável e globalmente relevante.

As candidaturas da primeira edição do programa estão abertas até dia 1 de dezembro de 2025.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima