Notícia com publicação científica
Medicamento contra Parkinson reduz carga bacteriana na tuberculose em estudo com animais
Reposicionamento de medicamento pode acelerar o desenvolvimento de estudos clínicos

Laboratório do Dr. Yossef Av-Gay, Universidade da Colúmbia Britânica

Mycobacterium tuberculosis (em verde) em células imunológicas humanas (macrófagos)

14 de agosto de 2025, 10:07

Fonte

Brett Goldhawk, Universidade da Colúmbia Britânica

Publicação Original

Áreas

Bacteriologia, Biologia, Epidemiologia, Farmacologia, Farmácia Clínica, Imunologia, Medicina, Neurociências, Pneumologia

Compartilhar

Resumo

Um estudo liderado por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), no Canadá, testou o uso do medicamento benzotropina, usado contra a doença de Parkinson, para o tratamento da tuberculose com foco no fortalecimento da ação do sistema imune.

Após experimentos com células imunes humanas e de camundongos em que  benzotropina reduziu significativamente a contagem bacteriana na tuberculose, os pesquisadores realizaram testes com tratamento oral em camundongos infectados com tuberculose, que levou a uma redução de 70% da carga bacteriana nos pulmões dos animais.

Como o medicamento já tem aprovação para uso em humanos, as descobertas podem acelerar testes clínicos para tuberculose e outras infecções.

Foco do Estudo

Testar a ação de medicamentos já existentes contra a tuberculose.

Por que é importante?

Estudo

Novas abordagens para o tratamento da tuberculose são urgentemente necessárias

Dr. Yossef Av-Gay, professor de doenças infecciosas na Faculdade de Medicina da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC)

Resultados

Ao fortalecer a função imunológica em vez de atingir as bactérias, esta pode ser uma ferramenta poderosa contra a tuberculose resistente a medicamentos. E é um composto que já se provou seguro em pessoas com Parkinson

Dr. Yossef Av-Gay, professor de doenças infecciosas na Faculdade de Medicina da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC)

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor de doenças infecciosas na Faculdade de Medicina da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC)
Pesquisador de pós-doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima