Leitura rápida

Pesquisadores descobrem mecanismo que liga dieta, microbiota intestinal e inflamação sistêmica em doenças metabólicas
19 de fevereiro de 2025, 18:20

Fonte

Universidade de Pádua

Publicação Original

Áreas

Imunologia, Metabolismo, Microbiologia, Nutrição Clínica, Obesidade, Qualidade dos Alimentos

Compartilhar

Resumo

Uma equipe de pesquisa da Universidade de Pádua e do Instituto Veneto de Medicina Molecular (VIMM), na Itália, descobriu um novo mecanismo pelo qual uma dieta rica em gordura altera a barreira intestinal e desencadeia inflamação sistêmica, aumentando o risco de doenças metabólicas como o diabetes tipo 2.

O estudo foi publicado na revista científica Diabetes e mostrou o papel fundamental da enzima PADI4 e do processo conhecido como NETose.

As implicações da pesquisa são de grande importância para a compreensão das doenças metabólicas e sugerem um possível alvo terapêutico para neutralizar os efeitos negativos da alimentação excessiva e da obesidade.

“Observamos que uma dieta ocidental típica, rica em gorduras, induz uma resposta imune nos neutrófilos, ou seja, os glóbulos brancos que têm a função de defender o corpo contra infecções bacterianas e fúngicas”, explicou o Dr. Mattia Albiero, primeiro autor do estudo e pesquisador do Departamento de Ciências Cirúrgicas, Oncológicas e Gastroenterológicas da Universidade de Pádua e do VIMM. “Os neutrófilos liberam estruturas chamadas NETs [armadilhas extracelulares de neutrófilos]: estas, por sua vez, comprometem a barreira intestinal, facilitando a difusão de componentes bacterianos para o sangue e promovendo inflamação sistêmica”, continuou o pesquisador.

Os pesquisadores conduziram experimentos em modelos animais e amostras de tecido adiposo humano, demonstrando que a NETose induzida pela dieta leva ao aumento da permeabilidade intestinal, resultando na propagação de sinais inflamatórios por todo o corpo. Em particular, camundongos sem a enzima PADI4 ou nos quais a enzima foi inibida por um medicamento ficaram protegidos dos efeitos negativos de dieta rica em gordura.

“Esta descoberta abre caminho para novas estratégias terapêuticas. A inibição farmacológica da PADI4 pode representar uma nova abordagem para prevenir complicações metabólicas relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2 e doença hepática gordurosa”, detalhou o Dr. Gian Paolo Fadini, professor de Endocrinologia da Universidade de Pádua, diretor da Unidade de Doenças Metabólicas e Diabetologia do Hospital de Pádua e chefe do Laboratório de Diabetologia Experimental do VIMM.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisador do Departamento de Ciências Cirúrgicas, Oncológicas e Gastroenterológicas da Universidade de Pádua
Professor de Endocrinologia da Universidade de Pádua

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima