Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Dia 11 de fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Instituído em 2015 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a data tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da igualdade de gênero na ciência, um setor historicamente dominado por homens, além de incentivar a participação feminina em todas as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês).
A data também é uma oportunidade para refletir sobre a presença feminina nas ciências e destacar iniciativas que promovem o protagonismo das mulheres nesta área.
Uma das iniciativas que representa esse compromisso é o Programa Futuras Cientistas, desenvolvido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A ação tem como objetivo incentivar o interesse de alunas e professoras da rede pública brasileira nas áreas de STEM, além de democratizar o acesso ao conhecimento e promover a equidade de gênero no mercado profissional.
“O papel do Futuras Cientistas é realmente aproximar essas meninas nessas áreas, mostrar para elas que lugar de mulher é, sim, onde elas quiserem e que elas são peças fundamentais para esse enfrentamento e ocupação dessas barreiras culturais e institucionais que a gente bem conhece”, afirmou a Dra. Giovanna Machado, coordenadora do Programa Futuras Cientistas.
Com mais de 10 anos como uma política pública consolidada, o Futuras Cientistas proporciona às participantes mentorias e atividades práticas em laboratórios, além de imersões em projetos de pesquisa sob a orientação de cientistas experientes.
Os temas abordados incluem biotecnologia, programação, cosmética, células solares, computação científica, nanotecnologia, mudanças climáticas e o combate à desinformação científica.
Além do Programa Futuras Cientistas, o MCTI desenvolve diversas iniciativas para promover a equidade de gênero e valorizar a participação feminina nas áreas de STEM, como o Programa Mulheres Inovadoras; Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência; Chamada pública Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação; e Prêmio Mulheres e Ciência, entre outras ações.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Leia também:
Universidade Federal do Pará