Leitura rápida

MCTI reforça a importância da equidade de gênero e a inclusão de mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática
11 de fevereiro de 2025, 11:18

Fonte

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicação Original

Áreas

Bioeletrônica, Bioengenharia, Biofísica, Ciência de Dados, Ciência dos Materiais, Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia Clínica, Física Médica, Modelagem Matemática, Nanotecnologia, Reabilitação, Robótica, Simulação Computacional

Compartilhar

Resumo

Dia 11 de fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Instituído em 2015 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a data tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da igualdade de gênero na ciência, um setor historicamente dominado por homens, além de incentivar a participação feminina em todas as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês).

A data também é uma oportunidade para refletir sobre a presença feminina nas ciências e destacar iniciativas que promovem o protagonismo das mulheres nesta área.

Uma das iniciativas que representa esse compromisso é o Programa Futuras Cientistas, desenvolvido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A ação tem como objetivo incentivar o interesse de alunas e professoras da rede pública brasileira nas áreas de STEM, além de democratizar o acesso ao conhecimento e promover a equidade de gênero no mercado profissional.

“O papel do Futuras Cientistas é realmente aproximar essas meninas nessas áreas, mostrar para elas que lugar de mulher é, sim, onde elas quiserem e que elas são peças fundamentais para esse enfrentamento e ocupação dessas barreiras culturais e institucionais que a gente bem conhece”, afirmou a Dra. Giovanna Machado, coordenadora do Programa Futuras Cientistas.

Com mais de 10 anos como uma política pública consolidada, o Futuras Cientistas proporciona às participantes mentorias e atividades práticas em laboratórios, além de imersões em projetos de pesquisa sob a orientação de cientistas experientes.

Os temas abordados incluem biotecnologia, programação, cosmética, células solares, computação científica, nanotecnologia, mudanças climáticas e o combate à desinformação científica.

Além do Programa Futuras Cientistas, o MCTI desenvolve diversas iniciativas para promover a equidade de gênero e valorizar a participação feminina nas áreas de STEM, como o Programa Mulheres Inovadoras; Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência; Chamada pública Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação; e Prêmio Mulheres e Ciência, entre outras ações.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Coordenadora do Programa Futuras Cientistas

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima