Manejo diversificado de culturas agrícolas aumenta a fixação de carbono no solo
Capacidade de sequestro de carbono se mantém após 30 a 40 anos da adoção de sistemas conservacionistas de manejo
Pixabay
29 de julho de 2025, 16:26

Fonte

Agência FAPESP

Publicação Original

Áreas

Agricultura, Agroecologia, Agronomia, Carbono, Ciência Ambiental, Ciências Agrárias, Solo, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Um estudo realizado ao longo dos últimos dois anos indicou que a prática do manejo diversificado não só contribui para a captura de dióxido de carbono, como também oferece benefícios de longo prazo para a produção agrícola.

Os pesquisadores analisaram a fixação de carbono ao longo de várias décadas, constatando que a capacidade de sequestro se mantém após 30 a 40 anos da adoção de sistemas conservacionistas de manejo.

Agora, os pesquisadores estão avaliando os impactos desse acúmulo de carbono na produtividade agrícola e investigando como o aumento da matéria orgânica melhora fatores como a retenção de água e disponibilidade de nutrientes às culturas.

Práticas que mantêm a produção o ano todo e reduzem o revolvimento [erosão e perdas de nutrientes] são fundamentais. O plantio direto, combinado com a diversificação de espécies, revelou-se especialmente eficiente

Dr. Cimélio Bayer, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)
Professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima