Notícia com publicação científica
Maior estudo sobre cancer colorretal no Brasil aponta que origem étnica pode aumentar risco da doença
Baixa ascendência africana ou asiática no genoma aumenta o risco de surgimento da doença

National Cancer Institute/NIH via Wikimedia Commons

Células de câncer colorretal humano (núcleos celulares em azul, danos ao DNA em vermelho e focos de replicação do DNA em verde)

1 de agosto de 2025, 16:39

Fonte

Cristiane Pimentel, Agência UFC

Publicação Original

Áreas

Bioinformática, Biologia, Epidemiologia, Genética, Genômica, Medicina, Oncologia

Compartilhar

Resumo

Um estudo que considerou dados de mais de 1.800 voluntários de diferentes estados do Brasil – entre os anos de 2001 e 2020 – ajudou a melhorar a compreensão dos fatores que influenciam o surgimento do câncer colorretal em um país tão miscigenado quanto o Brasil.

Os pesquisadores investigaram variações no DNA chamadas de polimorfismos de nucleotídeo único a partir de amostras de sangue coletadas dos participantes.

Indivíduos com uma menor proporção de ancestralidade genética asiática tiveram risco 48% maior de desenvolver câncer colorretal, e aqueles com menor contribuição africana apresentaram 22% mais chances de serem acometidos pela doença.

Foco do Estudo

Estudar a influência da ancestralidade no risco de desenvolvimento de câncer colorretal em diferentes estados do Brasil.

Estudo

Pela primeira vez validamos fatores de risco genético para o câncer colorretal em uma amostra tão grande e representativa da nossa população miscigenada. Até agora, dependíamos muito de dados de populações europeias, que não refletem nossa realidade. Esses achados podem e devem ser associados a políticas de prevenção mais eficazes. Na prática, isso significa que podemos usar esses marcadores genéticos para criar ferramentas, como os ‘escores de risco poligênico’, que nos ajudam a identificar pessoas com maior predisposição para desenvolver a doença, ou podemos personalizar a prevenção

Dr. Howard Lopes Junior, servidor técnico-administrativo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Servidor técnico-administrativo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima