Leitura rápida

Laboratório China-Brasil com foco em doenças infecciosas é inaugurado em Pequim
7 de janeiro de 2026, 11:27

Fonte

Ana Paula Blower, Agência Fiocruz de Notícias

Publicação Original

Áreas

Bacteriologia, Biologia, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Desenvolvimento de Fármacos, Engenharia Biológica, Entrega de Medicamentos, Farmacologia, Imunologia, Indústria Farmacêutica, Microbiologia, Virologia

Compartilhar

Resumo

Foi inaugurado no último dia 29 de dezembro em Pequim, na China, o Laboratório Conjunto China-Brasil Cinturão e Rota sobre Microrganismos Tropicais, com base no Instituto de Microbiologia da Academia Chinesa de Ciências (CAS).

A iniciativa é uma parceria bilateral entre os países liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a CAS, que se iniciou em 2023. Na ocasião, os parceiros assinaram um memorando de entendimento para a criação do Centro Sino-brasileiro de Prevenção e Pesquisa em Doenças Infectocontagiosas (IDRPC), com sede nos dois países – tendo o laboratório a sede chinesa.

“O marco celebrado hoje representa um avanço na relação bilateral Brasil-China e na cooperação em saúde no âmbito do Sul-Global”, afirmou o Dr. Mario Moreira, presidente da Fiocruz, durante participação remota em um vídeo na inauguração.

A iniciativa se dá em um contexto em que a cooperação científica é fundamental frente às doenças infecciosas – especialmente após a pandemia de COVID-19 e das mudanças climáticas.

O presidente da Fiocruz destacou que a cooperação é um eixo estratégico de atuação da Fiocruz, com foco na construção de capacidade produtiva e inovativa local e na aceleração de projetos de pesquisa para ampliar o acesso à saúde no Sul Global. “O laboratório reafirma a importância da ciência e a capacidade de colaborar entre países em prol da saúde pública como pilares de um mundo mais equilibrado”, salientou o presidente da Fiocruz.

O ministro-conselheiro Rafael Leme, representando a embaixada do Brasil em Pequim, destacou o laboratório como um capítulo promissor na história de cooperação entre os países.  “Tal progresso não é uma coincidência, é o resultado de cinco décadas de confiança, estabilidade, diálogo e trabalho duro de todos os cientistas”, disse. ”A pesquisa desempenhada aqui ajudará a salvar não apenas vidas brasileiras e chinesas, mas contribuirá para prevenção, preparação e respostas a pandemias, assim como a pautar os efeitos das mudanças climáticas – isso tem o potencial de salvar vidas mundialmente”.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Presidente da Fiocruz

Instituições Citadas

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima