Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Foi inaugurado no último dia 29 de dezembro em Pequim, na China, o Laboratório Conjunto China-Brasil Cinturão e Rota sobre Microrganismos Tropicais, com base no Instituto de Microbiologia da Academia Chinesa de Ciências (CAS).
A iniciativa é uma parceria bilateral entre os países liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a CAS, que se iniciou em 2023. Na ocasião, os parceiros assinaram um memorando de entendimento para a criação do Centro Sino-brasileiro de Prevenção e Pesquisa em Doenças Infectocontagiosas (IDRPC), com sede nos dois países – tendo o laboratório a sede chinesa.
“O marco celebrado hoje representa um avanço na relação bilateral Brasil-China e na cooperação em saúde no âmbito do Sul-Global”, afirmou o Dr. Mario Moreira, presidente da Fiocruz, durante participação remota em um vídeo na inauguração.
A iniciativa se dá em um contexto em que a cooperação científica é fundamental frente às doenças infecciosas – especialmente após a pandemia de COVID-19 e das mudanças climáticas.
O presidente da Fiocruz destacou que a cooperação é um eixo estratégico de atuação da Fiocruz, com foco na construção de capacidade produtiva e inovativa local e na aceleração de projetos de pesquisa para ampliar o acesso à saúde no Sul Global. “O laboratório reafirma a importância da ciência e a capacidade de colaborar entre países em prol da saúde pública como pilares de um mundo mais equilibrado”, salientou o presidente da Fiocruz.
O ministro-conselheiro Rafael Leme, representando a embaixada do Brasil em Pequim, destacou o laboratório como um capítulo promissor na história de cooperação entre os países. “Tal progresso não é uma coincidência, é o resultado de cinco décadas de confiança, estabilidade, diálogo e trabalho duro de todos os cientistas”, disse. ”A pesquisa desempenhada aqui ajudará a salvar não apenas vidas brasileiras e chinesas, mas contribuirá para prevenção, preparação e respostas a pandemias, assim como a pautar os efeitos das mudanças climáticas – isso tem o potencial de salvar vidas mundialmente”.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Fundação Oswaldo Cruz.
Notícias relacionadas

Universidade da Pensilvânia
