Leitura rápida

Pesquisadores estudam a influência de fatores genéticos e químico-ambientais sobre o crescimento de bactérias
6 de janeiro de 2025, 12:10

Fonte

Universidade de Tsukuba

Publicação Original

Áreas

Bacteriologia, Bioinformática, Biologia, Genética, Microbiologia

Compartilhar

Resumo

Fatores genéticos e ambientais influenciam o crescimento celular. Mas a influência cruzada destes fatores também é importante, e tem sido pouco estudada.

Em um estudo recente, pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, conduziram experimentos biológicos de alto rendimento, juntamente com análise de dados via aprendizado de máquina, para investigar a influência das interações entre fatores genéticos e químico-ambientais sobre o crescimento bacteriano.

Um total de 115 cepas de Escherichia coli geneticamente distintas foram cultivadas sob 135 condições nutricionais, com combinações de 48 ingredientes químicos diferentes.

Com isso, os pesquisadores obtiveram um conjunto de dados substancial compreendendo aproximadamente 14.000 perfis de crescimento. Então, foi usado aprendizado de máquina para analisar o conjunto de dados e investigar o impacto de nutrientes químicos no crescimento das bactérias.

A equipe de pesquisa descobriu que o impacto dos 48 ingredientes químicos testados nas 115 cepas bacterianas distintas variou dependendo da presença de açúcares. Além disso, a interação genética-química-ambiental foi avaliada usando um modelo teórico, demonstrando que as alterações de crescimento resultantes das discrepâncias genéticas e ambientais se compensam.

Este efeito compensatório provavelmente representa uma estratégia geral para a sobrevivência bacteriana no ambiente natural.

Os resultados foram publicados na revista científica Communications Biology.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima