Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Teranóstica e Nanobiotecnologia (INCT-TeraNano), com sede no Laboratório de Nanobiotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tem acumulado resultados expressivos em sete anos de atuação.
O instituto já realizou 101 subprojetos de pesquisa com foco nas áreas de saúde animal, humana e meio ambiente. Com o trabalho colaborativo, o INCT-TeraNano tem desenvolvido soluções para novos diagnósticos, medicamentos e terapias, principalmente em escala nanométrica (1 nanômetro equivale a 0,000001 mm).
Com o trabalho em rede, as pesquisas resultaram em 161 pedidos de patentes, com foco em inovações desenvolvidas para diferentes tipos de câncer, doenças respiratórias, além de soluções para os setores veterinário, agrícola e ambiental.
O INCT TeraNano realiza pesquisas em rede com, pelo menos, outras 20 universidades e centros de pesquisa federais e estaduais das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, além de parcerias com hospitais e empresas nacionais e multinacionais na área de saúde animal e humana.
No combate ao câncer, por exemplo, um dos objetivos é substituir a biópsia por um procedimento único de diagnóstico e tratamento. “Nós podemos usar sangue ou saliva de pacientes para identificar o estágio da doença, auxiliando os médicos na escolha do tratamento mais eficaz”, explicou a biomédica Dra. Emília Rezende Vaz.
Na área animal, o laboratório já possui protótipos de medicamentos patenteados para uso veterinário e busca parcerias com a iniciativa privada para transferir a tecnologia ao mercado. Além disso, tratamentos inovadores para câncer estão em fase de testes em animais e também aguardam investimentos para avançar.
O mesmo ocorre com pesquisas nas áreas ambiental e agrícola, com foco no controle de pragas e identificação de contaminantes.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Federal de Uberlândia.
Leia também:

Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Universidade de Coimbra