A importância do cuidado multiprofissional no acompanhamento de bebês prematuros
Médicos neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos clínicos são importantes no enfrentamento dos desafios da prematuridade

Iryna Inshyna via Shutterstock

5 de novembro de 2025, 16:14

Fonte

Elenita Araújo e Danielle Morais, Coordenadoria de Comunicação Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

Publicação Original

Áreas

Assistência Social, Atenção Primária, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia Clínica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Neonatologia, Obstetrícia, Pediatria, Psicologia, Saúde da Criança, Saúde da Mulher

Compartilhar

Resumo

Uma publicação recente da Ebserh – a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – que administra vários dos Hospitais Universitários federais no Brasil, destacou a importância do envolvimento de múltiplos profissionais da Saúde no enfrentamento dos desafios de garantir a sobrevivência e a qualidade de vida de bebês prematuros – aqueles que nascem com menos de 37 semanas de gestação.

O acompanhamento no pré-natal, com o seguimento da saúde da mãe e do bebê e a realização de exames preventivos, os cuidados durante e após o parto e o atendimento às famílias costumam envolver várias áreas da saúde para garantir que a nova vida que está começando possa se desenvolver da melhor maneira possível.

Os principais desafios imediatos são garantir a estabilidade respiratória, o controle da temperatura corporal, a manutenção da glicemia e a prevenção de infecções. Além disso, é essencial oferecer suporte nutricional adequado para favorecer o crescimento e o desenvolvimento neurológico

Dra. Daniela Marques Ferreira, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), médica neonatologista e chefe da UTI Neonatal do Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU)

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), médica neonatologista e chefe da UTI Neonatal do Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU)
Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), médica neonatologista e chefe da Divisão Médica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da UFAL (HUPAA-UFAL)
Psicóloga do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (HUAP-UFF)

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima