Notícia com publicação científica
Inteligência artificial e modelagem computacional avançam na área de peptídeos
Com novas ferramentas, pesquisas podem ter foco em moléculas mais sofisticadas e funcionais

Gorodenkoff via Shutterstock

4 de dezembro de 2025, 18:57

Fonte

Marcos do Amaral Jorge, Jornal da Unesp

Publicação Original

Áreas

Bioquímica, Ciência de Dados, Computação, Desenvolvimento de Fármacos, Engenharia Biológica, Microbiologia, Modelagem Matemática, Nanotecnologia Farmacêutica, Simulação Computacional

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp em Araraquara lideraram um estudo que avaliou como as novas ferramentas computacionais – em especial a inteligência artificial e a modelagem computacional –  têm afetado os novos esforços de pesquisa na área de peptídeos.

Em vez da síntese de grandes volumes de peptídeos, o foco tem se deslocado para uma maior precisão no design estrutural de novas moléculas.

Esse novo caminho para a química de peptídeos pode ser promissor se conseguir conciliar a liberdade criativa com projetos de impacto, com aplicações reais e terapêuticas.

Foco do Estudo

Avaliar como a dinâmica da pesquisa de peptídeos tem sido afetada pelos novos recursos computacionais disponíveis.

Estudo

O avanço do campo [de peptídeos] não depende mais da quantidade de moléculas sintetizadas, mas da intenção, funcionalidade e profundidade de cada novo peptídeo projetado. As colaborações internacionais envolvidas reforçam essa mudança de paradigma, unindo diferentes especialidades para repensar o papel dos peptídeos

Dr. Fernando Rogério Pavan, professor de Microbiologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp em Araraquara

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Doutorando em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia na Unesp em Araraquara
Professor de Microbiologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp em Araraquara
Pesquisadora da Universidade de KwaZulu-Natal
Pesquisador da Universidade de KwaZulu-Natal

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima