Notícia com publicação científica
Inteligência artificial na atenção primária: estudo alerta para riscos à segurança
Pesquisa mostrou que ferramentas de IA estão sendo usadas na prática clínica sem as devidas verificações de segurança

khunkornStudio via Shutterstock

19 de dezembro de 2025, 13:33

Fonte

Emily Fraser, Universidade de Sydney

Publicação Original

Áreas

Atenção Primária, Computação, Epidemiologia, Medicina, Modelagem Matemática, Simulação Computacional

Compartilhar

Resumo

Considerando dados dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, diversos países africanos, América Latina, Irlanda e outras regiões, pesquisadores analisaram o uso de ferramentas de inteligência artificial na atenção primária.

Os pesquisadores constataram que as ferramentas de IA são cada vez mais utilizadas para consultas clínicas, documentação e aconselhamento, mas a maioria está sendo implementada sem uma avaliação completa ou supervisão regulatória.

Para garantir um uso seguro e adequado das ferramentas, os cientistas deram sugestões de prioridades para governos, profissionais de saúde e desenvolvedores de tecnologia.

Foco do Estudo

Analisar o uso da inteligência artificial na atenção primária do ponto de vista das evidências e da segurança do paciente.

Por que é importante?

Estudo

A atenção primária é a espinha dorsal dos sistemas de saúde, fornecendo atendimento acessível e contínuo. A IA pode aliviar a pressão sobre serviços sobrecarregados, mas sem salvaguardas, corremos o risco de consequências indesejadas para a segurança do paciente e a qualidade do atendimento

Dra. Liliana Laranjo, professora da Universidade de Sydney e líder do estudo

Resultados

A IA oferece a oportunidade de reimaginar a atenção primária à saúde, mas a inovação não deve ocorrer às custas da segurança ou da equidade. Precisamos de parcerias intersetoriais para garantir que a IA beneficie a todos – não apenas os especialistas em tecnologia ou os que têm muitos recursos

Dra. Liliana Laranjo, professora da Universidade de Sydney e líder do estudo

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora de Saúde Digital na Faculdade de Medicina e Saúde da Universidade de Sydney

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima