
Andy Dean Photography via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
O Dr. Volker Hessel, professor da Escola de Engenharia Química da Universidade Adelaide, na Austrália, liderou uma equipe de pesquisa que trabalhou com produtores agrícolas para avaliar como assistentes pessoais baseados em Inteligência Artificial (IA) poderiam auxiliar na tomada de decisões, na gestão mais eficiente de recursos e no aumento da produtividade agrícola.
O foco dos pesquisadores foi a produção agrícola de uvas para a produção de vinhos e também de canola que, segundo o professor Volker Hessel, tem apresentado perdas significativas devido a várias doenças.
Os pesquisadores implementaram um mapeamento por drones da vegetação com processamento das imagens usando cores falsas ponderadas e um mapeamento de risco de doenças baseado em aprendizado profundo para conseguir avaliações regulares e precisas da saúde das videiras.
Esses mapeamentos possibilitaram intervenções oportunas para prevenir o surgimento de doenças comuns que ameaçam a qualidade da uva e, consequentemente, a produção de vinho.
Agricultura 4.0
Também foi desenvolvida uma ferramenta de fluxo de governança, que reúne ‘agentes humanoides’ em diálogos para conduzir a tomada de decisões, criando um Gêmeo Digital autônomo cuja vigilância libera o agricultor para realizar outras tarefas.
Segundo o professor Volker Hessel, os Gêmeos Digitais e a Inteligência Artificial estão moldando o futuro da agricultura e da viticultura, com a evolução da chamada ‘agricultura digital’ ou ‘agricultura 4.0’.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Outros avanços

Universidade de Coimbra


