Leitura rápida

Hospital Moinhos de Vento usa modelo de cuidado baseado em desfechos clínicos
8 de agosto de 2025, 15:57

Fonte

Hospital Moinhos de Vento

Publicação Original

Áreas

Atenção Primária, Cardiologia, Ciência de Dados, Computação, Epidemiologia, Medicina

Compartilhar

Resumo

Um modelo de cuidado centrado no paciente, com base em desfechos clínicos e qualidade de vida, vem promovendo mudanças estruturais na forma de tratar e acompanhar doenças graves no Brasil.

Pioneiro na implementação da metodologia do International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM) no país, o Hospital Moinhos de Vento reduziu a mortalidade e as taxas de readmissão de pacientes com insuficiência cardíaca, além de obter resultados de melhoras na qualidade de vida.

A iniciativa faz parte de um programa de longo prazo implantado há mais de sete anos, que já acompanhou mais de 12 mil pacientes em 11 condições de saúde, entre elas acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, câncer de mama, câncer de próstata e osteoartrite de joelho e quadril.

O projeto segue a metodologia ICHOM, que combina dados clínicos e relatos diretos dos pacientes para avaliar a efetividade dos cuidados de forma contínua, do momento da alta hospitalar até vários anos após o tratamento.

Na área de insuficiência cardíaca, o Hospital Moinhos de Vento coordenou a criação dos primeiros padrões nacionais de avaliação de desfechos para a doença no Brasil. Os resultados mais recentes apontam quedas nas taxas de mortalidade e de readmissões hospitalares. As readmissões em 30 dias tiveram redução de 13-15% nos primeiros anos, e até 7,5% em 2024, impulsionadas pela atualização da via crítica da doença, fortalecimento da equipe multidisciplinar integrada e criação de uma cultura de educação ativa para o paciente.

Além disso, os pacientes passaram a relatar melhora na qualidade de vida, com incremento de 10 pontos – de 0 (pior estado de saúde) a 100 (melhor estado de saúde) -, de acordo com avaliações do Kansas City Cardiomyopathy Questionnaire (KCCQ), um dos instrumentos reconhecidos internacionalmente para medir desfechos clínicos a partir da perspectiva do paciente. Um ganho de 10 pontos indica uma melhora substancial e perceptível para o paciente em relação aos sintomas, função física, qualidade de vida e status social relacionado à insuficiência cardíaca.

Atualmente, o hospital está implantando um software que permite a coleta estruturada de dados durante a internação e no acompanhamento pós-alta, facilitando a identificação das necessidades dos pacientes e o feedback personalizado. A ferramenta permite acompanhar os dados por região, hospital e tipo de condição.

Isso possibilita que gestores e autoridades de saúde – incluindo o Ministério da Saúde – monitorem indicadores como tempo, mortalidade, funcionalidade e forma de chegada ao hospital (ambulância ou familiar), tanto no Moinhos de Vento quanto em outras instituições do país.

Além disso, o hospital Moinhos de Vento conduziu um estudo de custos que demonstrou como melhores desfechos clínicos estão diretamente associados à redução de despesas, evidenciando que investir em tratamentos mais eficazes pode, no médio prazo, gerar também economia para o sistema de saúde.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Instituições Citadas

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima