Leitura rápida

HC-UFG lança nova versão do Protocolo de Tratamento do Câncer de Mama
18 de outubro de 2025, 16:33

Fonte

Thalízia Cruvinel, Jornal UFG

Publicação Original

Áreas

Atenção Primária, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Oncologia, Patologia, Saúde da Mulher

Compartilhar

Resumo

O Centro Avançado de Diagnóstico da Mama (CORA) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) acaba de lançar o ‘Protocolo de Tratamento do Câncer de Mama – versão 2025’.

O documento é baseado em evidências científicas atualizadas e tem como objetivo subsidiar a equipe multiprofissional nas condutas e decisões terapêuticas, garantindo melhor qualidade de vida às pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidas pelo hospital. O HC-UFG é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“É importante registrar em documento as diretrizes atualizadas, o que reforça o acompanhamento das mudanças no tratamento do câncer de mama, bem como nos mantêm atualizados quanto aos protocolos liberados ao SUS. Esse registro mostra a evolução dessas mudanças”, explicou o Dr. Ruffo Freitas Júnior, coordenador do CORA do HC-UFG e um dos organizadores e revisores do Protocolo.

O documento compila informações sobre os tipos de câncer, diagnóstico, condutas de tratamento, padronização das indicações de reconstrução mamária, entre outras diretrizes para os profissionais, pesquisadores, residentes e acadêmicos com atuação no CORA. Em breve, um e-book será disponibilizado para o público externo.

Os benefícios se estendem às usuárias do SUS e vão além do Outubro Rosa, a campanha mundial de informação sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

coordenador do Centro Avançado de Diagnóstico da Mama do HC-UFG

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima