Notícia com publicação científica
‘Gêmeo digital’ do coração pode revolucionar tratamento de doenças cardíacas
Modelo computacional pioneiro usa inteligência artificial para reconstruir digitalmente o sistema de condução elétrica do coração a partir de eletrocardiograma padrão
Dr. Francisco Sahli, PUC-Chile
5 de setembro de 2025, 16:51

Fonte

Jorge Bolton, Instituto do Milênio de Engenharia e Inteligência Artificial para a Saúde (iHEALTH)

Publicação Original

Áreas

Biofísica, Biomecânica, Cardiologia, Computação, Engenharia Biomédica, Física Médica, Imagens Médicas, Medicina, Modelagem Matemática, Simulação Computacional

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores do Chile, da Itália, dos Países Baixos e da Suíça desenvolveram um modelo computacional inovador que incorpora inteligência artificial, modelagem cardíaca avançada e análise probabilística para simular a estrutura cardíaca que coordena os batimentos cardíacos – chamada rede de Purkinje.

O modelo 3D, que seria um ‘gêmeo digital’ do coração, pode transformar o diagnóstico e o tratamento de arritmias e da insuficiência cardíaca.

O sistema foi validado em testes com pacientes reais, demonstrando a capacidade de identificar comportamentos elétricos anormais do músculo cardíaco, reduzindo a necessidade de procedimentos diagnósticos invasivos.

Foco do Estudo

Desenvolver um modelo computacional da rede de Purkinje de um paciente a partir de um eletrocardiograma padrão.

Estudo

É como ter um mapa detalhado da fiação elétrica do coração de cada paciente. Isso pode nos permitir otimizar a colocação dos eletrodos do marca-passo ou antecipar complicações antes que elas ocorram

Dr. Francisco Sahli, professor da Escola de Engenharia do Instituto de Engenharia Biológica e Médica da Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile)

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Escola de Engenharia do Instituto de Engenharia Biológica e Médica da Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima