Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Uma parceria entre o Brasil e a China resultou no lançamento da pedra fundamental de um laboratório onde serão desenvolvidas tecnologias de inteligência artificial e maquinário de pequeno porte específicos para as necessidades da agricultura familiar do semiárido brasileiro, com foco no monitoramento ambiental e análise de dados.
O espaço será instalado no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Campina Grande, na Paraíba.
O lançamento da pedra fundamental do Laboratório Brasil-China de Mecanização e Inteligência Artificial na Agricultura Familiar ocorreu em 16 de outubro, na Universidade Agrícola da China (CAU), em Pequim.
“Com o laboratório, poderemos explorar a região, que é tão rica em recursos naturais, além de promover o desenvolvimento de tecnologias para agricultura familiar baseada na mecanização, na inteligência artificial, na digitalização, na formação de pesquisadores e na construção de capacidade para pesquisa científica”, destacou o Dr. Etham Barbosa, diretor do INSA.
A parceria é fruto da assinatura de um memorando de entendimento entre o MCTI e o Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China e ficará sob responsabilidade do INSA.
O acordo foi firmado em novembro de 2024, durante visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original na página do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Notícias relacionadas
Universidade Estadual de Montes Claros


