Futuro dos transplantes de órgãos: xenotransplantes ainda seriam uma opção?
Em curso de verão oferecido na Universidade Complutense de Madri, especialista da OMS destacou desafios e alternativas para os transplantes de órgãos
Getty Images
11 de julho de 2025, 14:26

Fonte

Jaime Fernández, Tribuna Complutense, Universidade Complutense de Madri

Publicação Original

Áreas

Biologia, Cardiologia, Cirurgia, Hepatologia, Imunologia, Metabolismo, Nefrologia, Patologia, Pneumologia, Transplantes

Compartilhar

Resumo

Na Universidade Complutense de Madri, na Espanha, o Dr. Rafael Matesanz conduziu recentemente um curso de verão sobre alternativas para a falta de órgãos para transplante.

O especialista destacou os bons números da Espanha em termos de doação e transplantes de órgãos, e também apresentou os xenotransplantes como alternativa que ainda vem sendo estudada para o futuro, apesar de todas as limitações associadas até o momento.

O Dr. Rafael Matesanz apresentou as novas tentativas que vêm sendo realizadas no sentido de evolução e validação dos xenotransplantes e também na criação de quimeras, quando as células-tronco do paciente são misturadas a um embrião de porco para que ele desenvolva um órgão específico com as características daquele ser humano específico.

O especialista destacou os aspectos técnicos, econômicos e principalmente éticos, que estão envolvidos nas pesquisas.

Na Espanha, de cada 100 pessoas que precisam de um órgão, 90 recebem um transplante

Dr. Rafael Matesanz, fundador da Organização Nacional de Transplantes da Espanha e especialista da OMS em transplante de órgãos

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Fundador da Organização Nacional de Transplantes da Espanha e especialista da OMS em transplante de órgãos

Instituições Citadas

Mais Informações

Notícias relacionadas

E-books relacionados

Rolar para cima