Leitura rápida

Fosfolipídios inovadores melhoram a entrega funcional de mRNA por meio de nanopartículas lipídicas
1 de abril de 2025, 18:32

Fonte

Sher Baz, Universidade Hokkaido

Publicação Original

Áreas

Biomedicina, Bioquímica, Entrega de Medicamentos, Microbiologia, Nanotecnologia Farmacêutica, Toxicologia, Vacinas

Compartilhar

Resumo

Fosfolipídios são componentes-chave das membranas celulares e são usados ​​na criação de nanopartículas lipídicas (LNPs) para entrega direcionada de medicamentos.

Recentemente, pesquisadores do Laboratório de Design Molecular de Produtos Farmacêuticos e do Laboratório de Nanomedicina Inovadora, ambos da Universidade Hokkaido, no Japão, desenvolveram um novo fosfolipídio chamado DOPE-Cx.

O DOPE-Cx pode formar uma estrutura especial – chamada estrutura de ‘fase cúbica’ – que ajuda a superar um grande desafio na administração de mRNA por LNPs: o escape endossomal.

Quando as LNPs são levadas para dentro da célula na forma de endossomos, o escape desses endossomos (escape endossomal) é um obstáculo fundamental que limita a eficácia das terapias de mRNA.

A pesquisa, liderada pelo Dr. Yusuke Sato, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Hokkaido e publicada na revista científica Advanced Science, demonstrou que os fosfolipídios DOPE-Cx induzem fases cúbicas não lamelares quando misturados com fosfatidilcolina (PC). Essa propriedade única facilita o escape endossomal mediado pela fusão de membrana, levando à expressão aprimorada de mRNA no fígado em comparação aos fosfolipídios convencionais.

“O escape endossomal continua sendo um dos desafios mais significativos na entrega de RNA, com eficiências frequentemente abaixo de 10%. Nosso estudo destacou o potencial de fosfolipídios projetados, como o DOPE-Cx, para superar essa limitação e aprimorar as aplicações terapêuticas do mRNA”, explicou o professor Yusuke Sato.

Fosfolipídios projetados são muito promissores para o desenvolvimento de LNPs usadas em vacinas de mRNA, tratamento de câncer, terapia de reposição de proteínas e muitas outras aplicações.

O fosfolipídio derivado DOPE-C8, em particular, demonstrou a mais alta eficiência, aumentando o escape endossomal e protegendo o mRNA da degradação na corrente sanguínea. Ele também foi rapidamente eliminado do fígado, minimizando riscos de toxicidade.

Os pesquisadores destacaram que, por enquanto, as descobertas estão limitadas a camundongos, e mais pesquisas são necessárias para confirmar a aplicabilidade em humanos ou outros animais.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Hokkaido

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima