Leitura rápida

Fiocruz realiza treinamentos inovadores de profissionais que trabalham na vigilância da peste bubônica
30 de junho de 2025, 12:26

Fonte

Fiocruz Pernambuco

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Bacteriologia, Biologia, Biomedicina, Microbiologia, Vigilância Sanitária

Compartilhar

Resumo

O Serviço de Referência em Peste (SRP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem promovido uma série de treinamentos com profissionais de saúde de diversos municípios, utilizando ferramentas inovadoras.

Com o apoio do Ministério da Saúde, a equipe do SRP tem se deslocado para locais onde podem existir focos naturais da doença, oferecendo capacitação para o uso do teste rápido para detecção de peste em animais.

Esta é uma inovação desenvolvida pela equipe do SRP, que atua na Fiocruz Pernambuco, em parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

O teste é aplicado em cães, dos quais são coletadas algumas gotas de sangue, que são misturadas ao reagente disponível na ferramenta. Em poucos minutos o resultado é revelado a olho nu, sem precisar de equipamentos especiais nem do deslocamento para um laboratório.

Em paralelo, profissionais estão sendo instruídos no uso da ferramenta Siss-Geo (Sistema de Informação em Saúde Silvestre). Trata-se de um aplicativo que permite cadastrar e georreferenciar as amostras testadas em campo.

Desenvolvido pela Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre da Fiocruz – com apoio do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) – o Siss-Geo permite registrar dados com a localização exata, mesmo quando a coleta é feita em áreas sem serviço de internet.

Os dados colhidos em campo são então incorporados ao sistema assim que se chega a uma área com internet, mantendo as coordenadas geográficas do ponto de coleta, obtido pelo GPS. As informações geradas ficam imediatamente disponíveis para uso pelos municípios, estados e Governo Federal.

A partir desses dados o Siss-Geo pode disparar alertas, fazer modelagens e indicar uma possível situação atípica que mereça uma maior atuação dos serviços de saúde.

Embora atualmente seja rara no Brasil, a peste bubônica ainda é uma preocupação de saúde pública. A doença, causada pela bactéria Yersinia pestis e transmitida por pulgas que parasitam roedores, pode ser fatal tanto para humanos quanto para animais – em especial gatos – se não tratada rapidamente.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Rolar para cima