Leitura rápida

Fiocruz e parceiros nacionais e internacionais lançam livro ‘Desigualdades Sociais e Saúde’ com acesso gratuito
10 de dezembro de 2025, 13:53

Fonte

Victória Alvineiro, Cidacs/Fiocruz Bahia

Publicação Original

Áreas

Atenção Primária, Ciências Sociais, Desigualdade Socioambiental, Enfermagem, Envelhecimento, Epidemiologia, Inclusão Social, Medicina

Compartilhar

Resumo

Recentemente, durante o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2025), foi lançado o livro ‘Desigualdades sociais e saúde: abordagens inovadoras para avaliar seus efeitos na população brasileira’.

A publicação foi desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), em parceria com a Universidade de Glasgow, no Reino Unido, e outras instituições parceiras nacionais e internacionais.

O livro reúne evidências do estudo ‘Política social e desigualdades em saúde’, com achados relevantes para o Brasil, a partir de análises baseadas em grandes dados administrativos vinculados, como a Coorte de 100 Milhões de Brasileiros e o Índice Brasileiro de Privação (IBP), desenvolvido no âmbito do projeto.

O Índice Brasileiro de Privação, construído a partir do Censo de 2010 é o índice que permite acompanhar as desigualdades, alinhado aos princípios e políticas de equidade do SUS. O IBP é a primeira medida de privação material no Brasil que permite análises no nível dos Setores Censitários (SC), além do nível municipal.

Com a parceria de pesquisadores dedicados a áreas múltiplas da saúde, o livro aborda as políticas públicas sociais – como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família – e seus efeitos nos indicadores de saúde.

Outro ponto da obra diz respeito a como as desigualdades tiveram influência na pandemia de COVID-19, nos óbitos e no acesso à vacinação. Além do impacto das desigualdades raciais e territoriais no acesso a serviços de saúde pelas comunidades.

Para o Dr. Maurício Lima Barreto, um dos organizadores, o livro é importante porque se preocupa em construir um conhecimento amplo sobre a saúde da população e ampliar as reflexões e atitudes globais sobre desigualdade, determinantes sociais e saúde. “Embora direcionados centralmente pelo Brasil, há a articulação com o grupo de Glasgow, grupos do Reino Unido, e também do Equador. Este movimento conjunto permite pensar a questão das desigualdades do Sul Global, onde há problemas menos investigados do que aqueles do Norte, como Europa e Estados Unidos”, explicou o Dr. Maurício Barreto.

O livro está disponível gratuitamente na página do Cidacs/Fiocruz Bahia.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisador da Fiocruz/Bahia

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima