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Resumo
A edição de 2025 da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem início em evento programado para o dia 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente.
A Dra. Cristina Araripe, coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz, destacou a importância da OBSMA para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país: “Em grupos, os estudantes desenvolvem projetos variados que trazem ganhos diretos para a vida das comunidades. A metodologia adotada também contribui para os processos de aprendizagem, incentivando a ciência cidadã e a sustentabilidade”.
Nas suas doze primeiras edições, a OBSMA Fiocruz teve a participação de 3,6 mil escolas, distribuídas em 3,2 mil municípios, e envolveu 28,5 mil professores. Ao longo desses 24 anos, mais de 10 mil trabalhos foram inscritos e cerca de 510 mil estudantes participaram das atividades científicas. Ao todo, 356 trabalhos foram premiados, desenvolvidos nas categorias Produção Audiovisual, Produção de Textos e Projeto de Ciências.
“O balanço é bastante positivo. Notamos a maior diversidade nos projetos e o aumento expressivo da participação de escolas tanto das capitais quanto do interior dos estados. Para nós, isso reflete a capilaridade da OBSMA”, avaliou a coordenadora, ressaltando o papel da Olimpíada como estratégia para a melhoria da qualidade da educação.
Criada em 2001, a OBSMA Fiocruz é voltada para estudantes da educação básica, do 6º ao 9º ano dos ensinos Fundamental e Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa tem papel de destaque na promoção do conhecimento científico junto às escolas e territórios, fortalecendo conexões entre saúde, educação e meio ambiente e despertando nos jovens o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar.
A mobilização dos estudantes ocorre por meio de oficinas pedagógicas sobre saúde e meio ambiente, mostras itinerantes, encontros do programa ‘Alunos em Ação’, visitas técnicas e participação em eventos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Após a etapa local, cada uma das seis regionais da Olimpíada seleciona um trabalho para concorrer à etapa final da premiação, realizada no Rio de Janeiro.
A cada edição, estudantes de escolas públicas que apresentam projetos vencedores passam a integrar o projeto Mentoria nas Escolas, uma vertente da OBSMA que oferece acompanhamento individualizado e bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq. A proposta é incentivar os alunos a aprofundarem suas áreas de interesse e desenvolverem projetos de pesquisa em parceria com professores e pesquisadores da Fiocruz.
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Acesse a notícia original completa na página da Fiocruz.