Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Dentre os quatro novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) que passarão a funcionar na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – nos campi de São Paulo, Botucatu, Bauru e Tupã – um deles se dedicará à investigação do uso de novas tecnologias digitais para o enfrentamento de eventos climáticos de alta intensidade.
O novo Centro Paulista de Integração de Dados para Monitoramento de Eventos Extremos (CEPEX) terá sede em Bauru e receberá R$ 18 milhões de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por cinco anos.
Um dos objetivos da iniciativa é desenvolver um sistema avançado, por meio de Inteligência Artificial, que centralize informações visuais e textuais de radares meteorológicos que sejam relevantes para a previsão de eventos climáticos extremos. “A ideia é utilizar ferramentas de IA para fazer manipulações e processamento de dados de radares meteorológicos e alimentar o sistema da Defesa Civil do estado de São Paulo com informações que facilitem a tomada de decisões posteriormente”, explicou o Dr. João Paulo Papa, professor da Faculdade de Ciências da Unesp em Bauru e coordenador do novo CCD.
Essencial para essa tarefa será a contribuição do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, o IPMet. Além de reconhecido como referência na área, o IPMet é o centro responsável por integrar dados dos radares meteorológicos do estado.
Os dados disponibilizados pelo IPMet irão alimentar os algoritmos de IA para o desenvolvimento de aplicações diversificadas e assertivas, como uma previsão para o desmoronamento de encostas ou rotas de fuga em eventos extremos. O IPMet servirá ainda como sede inicial do CEPEX. “A ideia é munir meteorologistas, profissionais e, principalmente, a Defesa Civil com informações. A centralização vai resultar em uma visão melhor do que está acontecendo”, explicou o professor.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Jornal da Unesp.
Notícias relacionadas

Universidade Técnica de Munique
Universidade Federal de Pernambuco

