Leitura rápida

FAPESP financia Centro Paulista de Integração de Dados para Monitoramento de Eventos Extremos na Unesp em Bauru

Fonte

Marianna Montenegro, Jornal da Unesp

Publicação Original

Áreas

Cidades, Ciência Ambiental, Ciência de Dados, Clima, Computação, Engenharia Ambiental, Geociências, Geografia, Gestão Ambiental, Meteorologia, Modelagem Climática, Modelagem Matemática, Monitoramento Ambiental, Sensoriamento Remoto, Simulação Computacional

Compartilhar

Resumo

Dentre os quatro novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) que passarão a funcionar na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – nos campi de São Paulo, Botucatu, Bauru e Tupã – um deles se dedicará à investigação do uso de novas tecnologias digitais para o enfrentamento de eventos climáticos de alta intensidade.

O novo Centro Paulista de Integração de Dados para Monitoramento de Eventos Extremos (CEPEX) terá sede em Bauru e receberá R$ 18 milhões de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por cinco anos.

Um dos objetivos da iniciativa é desenvolver um sistema avançado, por meio de Inteligência Artificial, que centralize informações visuais e textuais de radares meteorológicos que sejam relevantes para a previsão de eventos climáticos extremos. “A ideia é utilizar ferramentas de IA para fazer manipulações e processamento de dados de radares meteorológicos e alimentar o sistema da Defesa Civil do estado de São Paulo com informações que facilitem a tomada de decisões posteriormente”, explicou o Dr. João Paulo Papa, professor da Faculdade de Ciências da Unesp em Bauru e coordenador do novo CCD.

Essencial para essa tarefa será a contribuição do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, o IPMet. Além de reconhecido como referência na área, o IPMet é o centro responsável por integrar dados dos radares meteorológicos do estado.

Os dados disponibilizados pelo IPMet irão alimentar os algoritmos de IA para o desenvolvimento de aplicações diversificadas e assertivas, como uma previsão para o desmoronamento de encostas ou rotas de fuga em eventos extremos. O IPMet servirá ainda como sede inicial do CEPEX. “A ideia é munir meteorologistas, profissionais e, principalmente, a Defesa Civil com informações. A centralização vai resultar em uma visão melhor do que está acontecendo”, explicou o professor.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Faculdade de Ciências da Unesp em Bauru

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima