Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
No início de julho, o Centro de Educação Médica (CEDEM) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) promoveu a primeira edição do curso ‘Lego Serious Play® na Formação de Professores’, uma experiência imersiva e inovadora voltada à capacitação de docentes para a exploração de novas formas de pensar, ensinar e resolver problemas.
Criada na década de 1990, a metodologia Lego Serious Play (LSP) já é utilizada por várias organizações ao redor do mundo como ferramenta para fomentar o pensamento colaborativo e acelerar a implementação de soluções.
Agora, a metodologia começa a ser incorporada também à educação médica. “Busquei a metodologia como uma evolução do design thinking, que já usamos amplamente em nossos cursos do CEDEM. No entanto, ao nos capacitarmos, acabamos encontrando muito mais do que esperávamos. O LSP é um recurso muito rico, que permite que professores e gestores acadêmicos trabalhem uma série de competências e solucionem diversos pontos críticos da sala de aula”, explicou a Dra. Patrícia Tempski, coordenadora do CEDEM da FMUSP.
O curso teve carga horária de oito horas e combinou momentos individuais e coletivos para estimular a construção e o compartilhamento de ideias por meio de modelos tridimensionais criados com peças da LEGO®.
Durante o curso, os professores tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades individuais, com atividades de apresentação pessoal, uso de metáforas e storytelling, além de participarem de dinâmicas focadas na identificação de problemas e na elaboração de soluções conjuntas, representadas visualmente por meio de narrativas construídas em grupo.
A etapa final do curso permitiu a reflexão coletiva e a consolidação dos aprendizados, com a construção de um modelo colaborativo que sintetizava as ideias discutidas ao longo do dia.
Além da vivência prática, o curso proporcionou aos professores o desenvolvimento de habilidades para elaborar e comunicar ideias, aplicando o método em contextos como ensino, planejamento, desenvolvimento de projetos, gestão de crises e resolução de problemas.
Também foram abordadas estratégias de facilitação e os diferentes usos do LSP como método, linguagem e ferramenta de aprimoramento individual e coletivo, sempre com foco em valores como liderança colaborativa, acolhimento da diversidade, engajamento e corresponsabilidade.
Com essa primeira edição, o CEDEM dá início à introdução do Lego Serious Play na formação docente da FMUSP, reforçando seu compromisso com metodologias ativas e inovadoras, voltadas à transformação da educação médica.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Notícias relacionadas
Universidade Federal de Juiz de Fora