Leitura rápida

Expedição científica internacional vai investigar consequências das mudanças climáticas na Antártica

Fonte

CNPq

Publicação Original

Áreas

Ciência Ambiental, Clima, Geociências, Geografia, Mudanças Climáticas, Oceanografia

Compartilhar

Resumo

No próximo dia 22 de novembro, o navio quebra-gelo científico russo Akademik Treshnikov partirá do porto da cidade gaúcha de Rio Grande levando a bordo 61 pesquisadores de diversas nacionalidades que participarão da Expedição Científica Internacional de Circunavegação Antártica, a ser desenvolvida no verão austral de 2024/2025.

A expedição é uma ação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera) e do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) – cujas pesquisas são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – e será  liderada pela equipe do Centro Polar e Climático do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Segundo o Dr. Jefferson Simões, coordenador-geral da expedição e professor de Glaciologia e Geografia Polar da UFRGS, o objetivo principal da expedição é investigar a resposta das geleiras antárticas às mudanças do clima: “Realizaremos, durante 60 dias, investigações multidisciplinares, incluindo coleta de amostras biológicas, geológicas, glaciológicas e da química atmosférica”.  As atividades serão realizadas ao longo de todo o percurso, com amostragem em estações no mínimo a cada 2 graus  de longitude.

O professor Jefferson Simões observou que o foco principal dos cientistas é investigar a estabilidade de uma série de frentes das geleiras antárticas. Ele diz que pesquisas a serem desenvolvidas os cientistas terão amostragens geofísicas, para levantar a posição de onde estão as linhas de flutuação, ou seja, onde o gelo do continente começa a flutuar.

“Uma das principais preocupações da comunidade glaciológica é sobre a (ins)estabilidade dinâmica do manto de gelo antártico. Teme-se que o rápido aquecimento da atmosfera e do oceano Austral aumente a velocidade das geleiras em direção ao mar, o que levaria ao aumento do nível dos mares em escala maior do que apresentado por cenários do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC)”, destacou.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor de Glaciologia e Geografia Polar da UFRGS

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima