Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
No próximo dia 22 de novembro, o navio quebra-gelo científico russo Akademik Treshnikov partirá do porto da cidade gaúcha de Rio Grande levando a bordo 61 pesquisadores de diversas nacionalidades que participarão da Expedição Científica Internacional de Circunavegação Antártica, a ser desenvolvida no verão austral de 2024/2025.
A expedição é uma ação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera) e do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) – cujas pesquisas são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – e será liderada pela equipe do Centro Polar e Climático do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Segundo o Dr. Jefferson Simões, coordenador-geral da expedição e professor de Glaciologia e Geografia Polar da UFRGS, o objetivo principal da expedição é investigar a resposta das geleiras antárticas às mudanças do clima: “Realizaremos, durante 60 dias, investigações multidisciplinares, incluindo coleta de amostras biológicas, geológicas, glaciológicas e da química atmosférica”. As atividades serão realizadas ao longo de todo o percurso, com amostragem em estações no mínimo a cada 2 graus de longitude.
O professor Jefferson Simões observou que o foco principal dos cientistas é investigar a estabilidade de uma série de frentes das geleiras antárticas. Ele diz que pesquisas a serem desenvolvidas os cientistas terão amostragens geofísicas, para levantar a posição de onde estão as linhas de flutuação, ou seja, onde o gelo do continente começa a flutuar.
“Uma das principais preocupações da comunidade glaciológica é sobre a (ins)estabilidade dinâmica do manto de gelo antártico. Teme-se que o rápido aquecimento da atmosfera e do oceano Austral aumente a velocidade das geleiras em direção ao mar, o que levaria ao aumento do nível dos mares em escala maior do que apresentado por cenários do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC)”, destacou.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do CNPq.
Leia também:
Faculdade Santa Teresa
Universidade Federal de São Paulo